Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 4 de junho de 2015

EQUIDEOCULTURA - MORMO NO RS


Primeiro caso de mormo em equino no RS põe criadores em alerta
Doença é contagiosa e pode ser transmitida a pessoas. Animal foi sacrificado

Propriedade em Rolante foi desinfetada
Foto: Fernando Dias / Seapa,Divulgação


A confirmação do primeiro caso de mormo em um equino do rebanho gaúcho colocou em alerta os criadores do Rio Grande do Sul. A doença debilita o animal, causando alterações respiratórias e provocando febre, podendo levar à morte. Além disso, é contagiosa e pode ser transmitida a pessoas.

Depois de um primeiro exame dar positivo em um equino no município de Rolante, um segundo teste, feito por um laboratório de referência localizado em Recife (PE), confirmou o diagnóstico.

O animal foi sacrificado nesta quarta-feira. A propriedade foi desinfetada.

Submetidos a exames, outros 38 animais da propriedade não tiveram o problema detectado. Em 45 e 90 dias, novos testes serão realizados.

– É preciso que o produtor fique atento, notifique suspeitas e busque informações – alerta Fernando Groff, diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura.

A classificatória do Freio de Ouro em Santo Ângelo foi transferida por uma questão operacional. Segundo normas do Ministério da Agricultura, quando a doença é confirmada, o exame de mormo passa a ser exigido para a emissão da Guia de Trânsito Animal. Como não existe laboratório que faça a análise no Estado, o tempo entre a coleta de amostra e o resultado pode chegar a até cinco dias.

– Preocupa porque é uma doença sem cura. A solução é o sacrifício do animal – afirma Francisco Fleck, vice-presidente técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/

Nenhum comentário: