Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 21 de maio de 2010

Estará OBAMA jogando seriamente?

Senado americano aprova reforma do sistema financeiro
Barack Obama dá declaração sobre reforma no jardim da Casa Branca, em Washington

Obama prometeu que os americanos não pagariam mais pelos 'erros de Wall Street'

O Senado americano aprovou nesta quinta-feira o projeto de lei com uma ampla reforma da legislação financeira do país, apoiada pelo presidente Barack Obama.

Os senadores aprovaram a mais abrangente reforma do sistema financeiro desde a época da Grande Depressão, na década de 30, por 59 votos a favor e 39 contra.

O presidente Barack Obama fez desta reforma uma das prioridades de seu governo. Obama prometeu que os americanos nunca mais pagariam pelos "erros cometidos em Wall Street".

Mas, a versão aprovada nesta quinta-feira pelo Senado ainda terá que ser adaptada para se unir à versão aprovada pela Câmara dos Representantes.

O projeto de lei prevê a criação de uma instituição de proteção ao consumidor, a limitação do tamanho dos bancos e dos riscos que instituições financeiras podem assumir, uma maior transparência do sistema, uma maior supervisão do mercado de derivativos, entre outras medidas.

De acordo com o correspondente da BBC em Washington Adam Brookes, ainda vão ocorrer mais barganhas a respeito desta nova legislação, mas esta aprovação do Senado ocorreu em um momento importante.

O correspondente afirma que uma parte importante da política interna de Obama foi aprovada e, pelo menos dentro dos Estados Unidos, seu governo parece estar conseguindo mais apoio.

E há também o apoio do público para uma regulamentação mais severa em Wall Street, o coração financeiro dos Estados Unidos.

Tentativa de bloqueio

O presidente Obama afirmou antes que a indústria financeira tinha tentado várias vezes bloquear as reformas do sistema financeiro, usando lobistas, milhões de dólares em propaganda e brechas na legislação.

"Hoje, acredito que podemos afirmar que estes esforços fracassaram", disse Obama em uma declaração dada nos jardins da Casa Branca, em Washington.

O avanço do projeto de lei estava paralisado, pois alguns líderes republicanos tinham conseguido fazer algumas alterações na proposta.

Na quarta-feira, republicanos - com a ajuda de dois democratas - bloquearam uma votação final do Senado.

No entanto, nesta quinta-feira, a votação para encerrar o debate sobre o projeto de lei foi aprovada com 60 votos a favor e 40 votos contrários.


Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: