Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

Garibaldi e o diolkos

Lendo a obra de VALERIO MASSIMO MANFREDI intitulada A última legião - Edit. Rocco e L&PM Editores – Porto Alegre/RS, 2008, p. 304, deparei-me com um trecho que me fez lembrar o legendário Garibaldi, tão presente na história do RS e de SC: Um diolkos! Uma passagem terrestre para navios que precisam superar um obstáculo natural. Havia um istmo de Corinto, antigametne, uma coisa realmente espetacular.
O barco já ia enconstando. A turma do reboque prendeu -o a uma armação montada sobre rodas, enquanto o barqueiro negociava o preço da passagem. Então o capataz berrou para incitar os bois e o imponente comboio movimentou-se. (...) Preciaram de quase dois dias e de várias mudas de bois antes de o barco chegar novamente à planície (...) Os demais sorriram, enquanto o barco voltava a ser colocado nas águas do rio (...)

A referência a Garibaldi tem relação com a passagem do Rio Capivari até as lagoas que, pela barra do Tramandaí, permitiria chegar ao Oceano Atlântico, para vir até Laguna.
Garibaldi, aproveitando-se dos exemplos de outros arrojados
personagens lutadores (Marco Antonio, o imperador romano, Moahamed II, o sultão, bem como de venezianos, segundo PAULO MARKUN - Anita Garibaldi - Uma heroina brasileira) e, possivelmente, conhecedor do recurso conhecido como diolkos, mandou construir duas grandes carretas para fazer a travessia por terra, havendo logrado êxito e chegado a atacar Laguna.

Nenhum comentário: