Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

Encenação

E o que não é encenação, em matéria de religião? Ir a uma missa é o mesmo que ir a um teatro. Puro espetáculo.


24/05/2010 07h52 - Atualizado em 24/05/2010 07h52
Encenação de batalha medieval é atração em Goiás
Cavalhadas acabam na terça-feira, em Pirenópolis.
Apresentação faz parte de homenagens ao Espírito Santo.



O Divino Espírito Santo foi homenageado em Pirenópolis (GO), onde as cavalhadas deram um brilho extra à festa.



Os mascarados tomaram conta de Pirenópolis com suas fantasias extravagantes. No domingo (23), foi feita a distribuição das verônicas, docinhos feitos de melados entregues como parte das celebrações da Festa do Divino Espírito Santo. As comemorações lotaram a cidade de turistas vindos de várias partes do país.

O principal motivo, que atrai tanta gente para a cidade de Pirenópolis, é uma batalha medieval, encenada há quase 200 anos e que se tornou um dos símbolos da cidade. O local, construído especialmente para as cavalhadas, é o palco da disputa entre mouros e cristãos. Os dois exércitos se enfrentam.

A advogada Virgínia Canônico viajou 12 horas para assistir às cavalhadas. Ela saiu de Minas Gerais para conhecer de perto a tradição. “Vale muito a pena mesmo. Além de ser muito bonito, representa uma parte da história do nosso país que a gente não pode deixar morrer também”, disse.

Pela diversidade de personagens e rituais, a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis recebeu este ano o título de patrimônio cultural do Brasil. Mesmo quem pode acompanhar só o começo da história ficou encantado.

As cavalhadas em Pirenópolis terminam na terça-feira (25).

Fonte: G1

Nenhum comentário: