Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 30 de maio de 2010

Ser ou não ser religioso?

- (...) Erram todos: muçulmanos, cristãos, judeus,/Dois homens apenas formam a seita universal: o homem inteligente, sem religião,/E o homem religioso, sem inteligência. (...) - ABU ALA-ALAAL MAARRI, transcrito por MANSOUR CHALITA - As mais belas páginas da literatura árabe - Associação Cultural Internacional Gibran/RJ/p. 263.

- (...) o fanatismo da religião, que dera mais força e atividade à sua coragem, só aumentava as atrocidades. Não tinham nenhum escrúpulo em saquear, enganar, escravizar idólatras. Acreditavam que o papa, dando aos reis de Portugal os reinos da Ásia, não lhes recusava os bens dos que ali habitavam. Tiranos dos mares do Oriente, assaltavam navios de todas as nações. Devastavam as costas, insultavam os príncipes, e em pouco tornaram-se o horror e o flagelo dos povos. O rei de Tidor foi retirado de seu palácio e massacrado com seus filhos, que confiara aos portugueses. (...) - GUILHAUME-THOMAS RAYNAL - Grandeza e decadência da Índia portuguesa, in Lisboa Ultramarina - Jorge Zahar Editor/RJ/1992, p. 185.


- (...) Toda religião tem um fundador, e muito do que cerca as origens de cada religião é historicamente suspeito. (...) - JEFFREY BURTON RUSSEL - História da Feitiçaria - Editora Campus Ltda/RJ/1997, p. 137.


Nenhum comentário: