Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 30 de maio de 2010

Pérolas da literatura mundial (sobre religião)

“A grande maioria dos homens não é capaz de pensar (denken), mas apenas crer (glauben); não é sensível a fundamentos (Gründe), mas apenas à autoridade (Autorität)” – ARTHUR SCHOPENHAUER


- Um só homem que queira e saiba falar a tempo, faz calar e tremer a muitos; pode ser a conservação de um povo inteiro, que o silêncio perderia. A verdade muda introduz a tirania. – JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, citado por MIRIAM DOLHINKOFF – Projetos para o Brasil – Comp. das Letras/SP/1998, p. 255.


- A civilização jamais alcançará a perfeição até que a última pedra da última igreja caia sobre o último padre – ÉMILE ZOLA

- O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre – DENIS DIDEROT

- Falar de existências imateriais é falar de nadas. Dizer que a alma, os anjos e deus são imateriais é dizer que elas não são nadas, ou que não existe deus, nem anjos, nem alma. Não consigo pensar de outra maneira (...) sem mergulhar no abismo insondável dos sonhos e fantasmas. Satisfaço-me e fico suficientemente ocupado com as coisas que existem, sem me atormentar com as coisas que podem até existir, mas das quais não tenho provas
- THOMAS JEFFERSON.

- Não é bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele? - DOUGLAS ADAMS, citado por RICHARD DAWKINS – Deus, um delírio - Cia. das Letras – SP – 2007.

- Pensar é o contrário de crer! - ALUÍSIO DE AZEVEDO – O Mulato

- Questiona com coragem até a existência de Deus; porque, se houver um, ele deve aprovar mais o respeito à razão que o medo cego - THOMAS JEFFERSON – Presidente dos EUA, citado por RICHARD DAWKINS (Deus, um delírio)

- O fato de um crente ser mais feliz que um cético não quer dizer muito mais que o fato de um homem bêbado ser mais feliz que um sóbrio
– GEORGE BERNARD SHAW, citado por DAWKINS (ob. cit., p. 220)

- A lucidez e a verdade incomodam, (...) nomeadamente os espíritos que se resignam na lassidão, no enfastiamento, incapazes de autocrítica - RUY TAPIOCA – A república dos bugres – Edit. Rocco Ltda/RJ/1999, p. 482.

- Militares, políticos, clérigos, fazendeiros e juristas constituem catervas perigosas para qualquer sociedade! - RUY TAPIOCA – A república dos bugres – Edit. Rocco Ltda/RJ/1999, p. 68.

- Nem um homem nesta terra é repúblico, nem zela ou trata do bem comum, senão cada um do bem particular - Frei Vicente de Salvador (1564-1639) - RUY TAPIOCA – A república dos bugres – Edit. Rocco Ltda/RJ/1999, p. 195.

- O servil acaba inglório/Da existência a curta idade;/Mas não morre o liberal,/Vive toda a eternidade - Frei Joaquim do Amor Divino Caneca - RUY TAPIOCA – A república dos bugres – Edit. Rocco Ltda/RJ/1999, p. 308.

- Se a história da ciência nos mostra alguma coisa, é que não chegamos a lugar nenhum ao chamar nossa ignorância de deus – JERRY COYNE, citado por DAWKINS, ob. cit., p. 181.

Nenhum comentário: