Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 30 de maio de 2010

RELIGIÃO - ARMA DO ESTADO

- E demonstraram o que já sabiam os gregos e os romanos, que é a religião, e não a força nem as abstrações da razão humana, o poder elementar que, obrando (operando) sobre o homem inculto, o atrai e o amansa, o melhora, o civiliza (...) - CARLOS TESCHAUER (padre jesuíta) – História do Rio Grande do Sul dos dois primeiros séculos – Editora Unisinos/São Leopoldo-RS/2002, vol. 3, p. 51.

Acima, a confissão de um clérigo, no sentido de que a religião é a arma psicológica mais eficaz, utilizada pelo Estado para dominar (amansar, conter, iludir) os anseios populares das camadas menos favorecidas.

Por isso, quando o ministro Carvalho (Marquês de Pombal) deliberou que o ensino não seria mais estritamente religioso, estimulando a implantaçàão de escolas de leigos, sentiram-se os jesuítas tão injustiçados, posto que se lhes quebrou o monopólio e, via de conseqüência, influência junto aos poderosos.

Nenhum comentário: