Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 30 de maio de 2010

República brasileira

Críticas contra, formuladas pelo Visconde de Taunay, nascido em 1843, no Estado do RJ e que foi Presidente das Províncias do Paraná e de Santa Catarina, bem como representante desta na Câmara Federal e no Senado. Taunay, referindo-se à República, cunhou expressões como holocausto sangrento e regime disparatado.
Às páginas 221 ele enfatizou, nas suas Memórias: (...) República! República! Bem a definiu não me lembra mais quem: “É o regime em que cada qual está pronto a sacrificar ao interesse geral o interesse ...dos outros”. (...) Constituições magníficas, pactos fundamentais cheios de rutilantes promessas, mas daí à prática vai um mundo; tudo é letra morta (...)- Pág. 222.

Nenhum comentário: