Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 30 de maio de 2010

Sobre a romã

- Fruto que simboliza, na Maçonaria, a união dos irmãos, que são representados pelas suas sementes postadas em blocos. Tem fama de afrodisíaca, uma vez que o rei Salomão ingeria seu vinho para enfrentar o desempenho sexual junto às suas setecentas esposas e trezentas concubinas.


-=-==-


Junto com os figos e as uvas, as romãs ocuparam um lugar de honra na época bíblica. A romã foi um dos frutos que os espiões enviados por Moisés (Números 13:23) trouxeram consigo de Canaã como prova de fertilidade da Terra Prometida. A romã foi particularmente identificada com a fertilidade por causa de suas muitas sementes (alguns estudiosos da lei judaica sustentam que a romã tem 613 sementes, e dái viria sua identificação com os 613 preceitos, ou mitsvót, que os judeus têm de cumprir). Devido à sua poplaridade, a romã tem sido usada amplamente como símbolo na arte judaica. Os dois pilares do Primeiro Templo (I Reis 7:18) eram decorados com adornos em forma de romã. Uma das vestes do Sumo Sacerdote também tinha bordas enfeitadas com desenhos de romãs (êxodo 28:33). Em épocas recentes, as cortinas das arcas (onde são guardados os Rolos da Torá) têm sido decoradas com desenhos de romãs, e a forma desta fruta inspirou o desenho das coroas que se colocam sobre os rolos que sustentam o pergaminho da Torá. Estas coroas são denominadas rimonim (cujo singular é rimon) que em hebraico significa romã. - ALFRED J. KOLTACH - 2° livro judaico dos porquês - Edit. Liv. Sêfer Ltda/SP/1998, p. 357.

- Por causa da riqueza de suas sementes, foi na Antiguidade símbolo da plenitude da vida e da fertilidade, atributo das divindades da vegetação e de Afrodite, e também de Zeus e Hermes. E, em correspondência também no AT é símbolo do amor e da bênção divinos, sendo interpretado em sentido alegórico pelos Padres da Igreja com referência a essa e à plenitude dos seus mártires e mistérios. Na arte cristã, a romã é símbolo da plenitude de vida também em nexo com a árvore do paraíso quer em figuras, como, por exemplo, em lamparinas cristãs primitivas de barro, quer numa lâmina em relevo do século XII ou XIII que se acha no Kaiser-Frederic-Museum de Berlim, quer em adornos vegetais (como, por exemplo, juntamente com cachos de uvas). Uma romã aberta e expondo a abundância de suas sementes é atributo do amor misericordioso que se doa (Ex. Franceschini, Caritas, Belvedere, Viena).- GERD HEINZ-MOHR - Dicionário dos Símbolos (...) - Paulus Edit./SP/1994, p. 312.

- Rodie, em Romeno.

- Que significam as romãs?. - Pela divisão interna, mostram os bens produzidos por influência das estações; pela união de suas sementes, simbolizam a fraternidade e íntima união que deveria reinar entre as Lojas e Maçons espalhados pela superfície da Terra. - COMAB/Ritual do 2° Grau/Companheiro-Maçon/p. 62.

- Rimon, em Hebraico - HUZEFF ZLOCHEVSKY - Dic. Básico Português-Hebraico - Soc. Israelita de SP/SP/1988, p. 128.

- Rum-mén, em Árabe - CHAFIC ELIA SAID - Árabe coloquial/com caracteres ocidentais, p. 220.

- Zakuro, em Japonês.

- Ver ÊXODO, 28, 34.


Nenhum comentário: