Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 23 de maio de 2010

Direita ativa ?

Justiça manda prender general que capturou Che Guevara

Portal Terra

DA REDAÇÃO - O Tribunal Penal de La Paz determinou, na última sexta-feira, a prisão domiciliar do ex-general Gary Prado Salmón, acusado de ligação com um grupo terrorista. Segundo a agência Ansa O militar é conhecido por ter capturado o guerrilheiro Ernesto Che Guevara, em 1967.

A juíza Betty Yañiquez também mandou prender Ronald Castedo, possível presidente da Ordem dos Cavaleiros do Oriente, e Juan Carlos Santisteban, líder do movimento Falange Socialista Boliviana (FSB).

Os três são acusados de ligação com um grupo terrorista desarticulado em abril de 2009. Segundo o promotor Marcelo Soza, que investiga o caso, entre os planos da organização estava a intenção de assassinar o presidente Evo Morales.

Para a Procuradoria, Prado Salmón tem envolvimento com o boliviano, com cidadania húngara e croata, Eduardo Rozsa Flores, morto pelas autoridades locais. Na ação do último ano, também foram assassinados o irlandês Michael Martin Dwyer, romeno Arpad Magyarosi, croata Mario Tadic Astorga e o húngaro Elod Tóaso.

Prado Salmón admitiu conhecer Rozsa Flores, mas esclareceu que teria conversado com ele sobre a captura de Che. Pelo mesmo caso já havia sido foi determinada a ordem de prisão domiciliar contra o filho do militar, Gary Prado Araúz, que foi candidato a prefeito de Santa Cruz nas últimas eleições, de 4 de abril.

As investigações de Soza apontam que cerca de 20 empresários e dirigentes cívicos podem estar envolvidos com a organização terrorista. A maior parte das pessoas pertencia aos Cavaleiros do Oriente, uma suposta ordem secreta formada em Santa Cruz, no final dos anos 70.

Prado Salmón foi o oficial que capturou ferido, em 8 de outubro de 1967, o guerrilheiro argentino no sudeste da Bolívia. Um dia depois, Che Guevara foi executado.

17:08 - 22/05/2010

Fonte: Jornal do Brasil

-=-=-=-=-=


Haverá alguma identificação entre a organização mencionada na notícia com a Ordem dos Cavaleiros do Oriente fundada em 1196 na Escócia, cujos membros tinham como ornamento uma cruz entrelaçada por quatro rosas. Dizem que essa Ordem trazida da Terra Santa, pelo ano de 1188 da Era Cristã, da qual o rei Eduardo I da Inglaterra?

Nenhum comentário: