Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Igreja Católica, os EUA e o Brasil

A Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), assim como os governos norte-americanos e o brasileiro, não deixam escapar nenhuma oportunidade de mostrar suas influências, efetivas ou apenas aparentes.
O noticiário diário dos meios de comunicação mostra que os EUA dão palpites na vida de Israel, do Afeganistão, do Iraque, do Irã, de Cuba, das Coréias, da China, do escambau.
Assim sempre agiu, também, a ICAR.
E agora, até o nosso apedeuta, posando de grande estadista, está querendo ensaiar uma suposta influência que chega a ser risível.
A última da ICAR é a que segue noticiada, a respeito da política interna de Cuba:

Cuba está disposta a resolver questão de presos, diz Igreja

quinta-feira, 20 de maio de 2010 20:48 BRT
Photo

Por Esteban Israel e Rosa Tania Valdés

HAVANA (Reuters) - O governo cubano está disposto a "ir resolvendo" a situação dos presos políticos na ilha, disse na quinta-feira um bispo que esteve com o presidente Raúl Castro.

Dionísio García, presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba, afirmou que a situação dos presos foi discutida na reunião de quarta-feira, da qual participou também o cardeal Jaime Ortega, líder da Igreja Católica na ilha.

"Foi uma reunião muito positiva e acho que dará seus frutos", disse García à Reuters por telefone de Santiago de Cuba (leste). "Acho que o Estado, o governo, está disposto a tomar ações para ir resolvendo (...), ir encaminhando uma solução para esses problemas", afirmou ele, sem detalhar.

O cardeal Ortega advertiu em abril que Cuba está numa situação "muito difícil" por causa da demora do governo em fazer reformas econômicas, o que "gera impaciência e mal-estar no povo".

"O caminho está aberto, com perspectivas e esperanças", disse Ortega em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

No começo de maio, o cardeal já havia intercedido para que as autoridades contivessem as intimidações de militantes comunistas às Damas de Branco, grupo de mães e mulheres de presos políticos, que fazem passeatas aos domingos em Havana.

A reunião dos religiosos com Raúl Castro, a primeira desde que ele substituiu o irmão Fidel na Presidência, há dois anos, recebeu ampla cobertura da imprensa estatal cubana.

O Granma, órgão oficial do Partido Comunista, publicou fotos na capa e disse que foram abordados temas de interesse comum e da atualidade nacional. O noticiário da TV estatal começou com imagens (sem áudio) do evento.


Fonte: http://br.reuters.com/

Nenhum comentário: