Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

O bispo anti-Dilma

Bispo de Guarulhos pede que fiéis não votem em Dilma
21 de julho de 2010 21h19 atualizado às 21h25

Apesar de ressalvar a importância entre a separação da política e da religião, o Bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, publicou na última segunda-feira (19) um artigo no site da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na qual recomenda que "verdadeiros cristãos e católicos" não votem na candidata à presidência pelo PT, Dilma Rousseff. O que motiva o pedido do bispo é a posição da petista em relação ao aborto. "A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita (...) não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto", escreveu Dom Luiz.

Sob o título "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus", o texto de Bergonzini defende a interferência dizendo que a Igreja Católica deve se manifestar em campanhas eleitorais em casos em que um "partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito à vida humana e aos valores da família". O Bispo fez menção na nota aos Congressos Nacionais do PT de 2007 e 2010 no qual o partido ratificou o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3), no qual se posicionou publicamente a favor da legalização do aborto.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou em maio, no encerramento de sua 48.ª Assembleia Geral, em Brasília, uma declaração na qual incentivou os cidadãos a escolher "pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana".

Mesmo sem referência à questão do aborto, ficou implícito, com a fala cardeal-arcebispo de São Paulo, D. Odilo Scherer, de que a Igreja não apoia candidatos que defendem a posição. "Além da descriminalização do aborto, há outras distorções inaceitáveis, como a união, dita casamento, de pessoas do mesmo sexo, a adoção de crianças por pessoas unidas por relação homoafetiva e a proibição de símbolos religiosos (em repartições públicas)", disse em coletiva.

Representantes do Secretariado Geral da CNBB, assim como o Bispo Dom Luiz, foram procurados pela reportagem do Terra mas não foram encontrados até o fechamento da matéria.

Em janeiro deste ano, a Comissão Regional em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) distribuiu um panfleto intitulado "Presente de Natal do presidente Lula". Além de contestar o polêmico Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) proposto pelo governo, os bispos se referiam a Lula no texto como "Herodes", aquele que, segundo a Bíblia, ordenou a "matança dos inocentes".

Opinião dos Presidenciáveis
Até agora, nenhum dos três principais candidatos à presidência defendeu mudanças na atual legislação sobre o aborto. Em junho, durante entrevistas concedidas à imprensa em Porto Alegre, Dilma Rousseff, declarou que aborto é uma questão de saúde pública. "Um governo não tem de ser a favor ou contra o aborto. Tem que ser a favor de uma política pública", afirmou. "Aborto não é questão de foro íntimo meu, seu, da Igreja, de quem quer que seja. É uma questão de saúde pública." Nestes termos, segundo a ex-ministra, o aborto para ser possível tem de estar previsto em lei.

Serra manifestou posição semelhante em maio, no Programa do Ratinho. "Eu não sou a favor do aborto. Não sou a favor de mexer na Legislação. Agora, qualquer deputado pode fazer isso. Como governo, eu não vou tomar essa iniciativa", declarou o tucano.

Marina Silva se declara pessoalmente contrária à legalização, mas sugere a realização de uma consulta à sociedade. "Essa é uma responsabilidade do Congresso Nacional, mas considero que uma questão tão complexa e importante como essa deve ser decidida diretamente pela sociedade, através de um plebiscito", afirmou a candidata do PV.

Fonte: TERRA

-=-=-=-=

Bem feito pro PT. Lamberam o anel do Papa, assinaram aquela Concordata subservientemente e, agora, levaram o troco nas fuças.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, a igreja ker se aparecer