Dança de mais de 6 mil anos faz sucesso nas baladas brasileiras
Patrícia Ruzene
Saber sobre a cultura de outros países explica muita coisa quando o assunto é o hábito dos brasileiros. Como nosso país foi um dos últimos a ser descobertos no mundo recebemos influências de todos os lugares imagináveis e que formaram nossa miscigenada cultura. Assim sendo quando o assunto é dança não poderia ser diferente.
Apesar de ter sido criada há mais de 6 mil anos pelos fenícios, a Dabke, hoje em dia, é típica em diversas regiões, como o Líbano, a Síria, a Jordânia e a Palestina. Mais recentemente chegou ao Brasil e adquiriu algumas características típicas do jeitinho brasileiro, em que várias tradicionais nacionais foram misturadas, desde a Dança Gaúcha até a menos conhecida Caranguejo, uma dança típica do século 19.
A palavra Dabke dignifica "bater o pé no chão", e junta a conhecida fila indiana, a dança de roda e fortes batidas de pé. "A idéia é dançar sem preocupação de estar no ritmo e a diversão é criar os próprios passos e interagir com outras pessoas", diz Bil Rajab, proprietário do Alibabar Bar e Chopperia, local frequentado por muitos adeptos da nova moda. Segundo ele, a pista se torna um lugar totalmente interativo e facilita na hora de conhecer pessoas, dar risada e extravasar emoções.
Fonte: TERRA C/ http://mulher.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário