Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ritmo musical pre-histórico faz sucesso

Quarta, 21 de julho de 2010, 18h34

Dança de mais de 6 mil anos faz sucesso nas baladas brasileiras


A palavra Dabke dignifica "bater o pé no chão" e junta a conhecida fila indiana, a dança de roda e fortes batidas de pé

Patrícia Ruzene

Saber sobre a cultura de outros países explica muita coisa quando o assunto é o hábito dos brasileiros. Como nosso país foi um dos últimos a ser descobertos no mundo recebemos influências de todos os lugares imagináveis e que formaram nossa miscigenada cultura. Assim sendo quando o assunto é dança não poderia ser diferente.

Apesar de ter sido criada há mais de 6 mil anos pelos fenícios, a Dabke, hoje em dia, é típica em diversas regiões, como o Líbano, a Síria, a Jordânia e a Palestina. Mais recentemente chegou ao Brasil e adquiriu algumas características típicas do jeitinho brasileiro, em que várias tradicionais nacionais foram misturadas, desde a Dança Gaúcha até a menos conhecida Caranguejo, uma dança típica do século 19.

A palavra Dabke dignifica "bater o pé no chão", e junta a conhecida fila indiana, a dança de roda e fortes batidas de pé. "A idéia é dançar sem preocupação de estar no ritmo e a diversão é criar os próprios passos e interagir com outras pessoas", diz Bil Rajab, proprietário do Alibabar Bar e Chopperia, local frequentado por muitos adeptos da nova moda. Segundo ele, a pista se torna um lugar totalmente interativo e facilita na hora de conhecer pessoas, dar risada e extravasar emoções.

Os dançarinos devem seguir um líder, que é quem determina os passos da dança, guiando da ponta da fila e girando seu lenço branco no tempo da batida. A Dabke pode ser praticada por homens e mulheres, e giros e pulos fazem parte do estilo. O homem pode sair da roda, por exemplo, e dançar ao lado da mulher, fazendo passos sozinho ou também desafiando as outras pessoas, como nas tradicionais rodinhas de dança. A diferença é que aqui a melodia é embalada pela música típica árabe.

Fonte: TERRA C/ http://mulher.terra.com.br

Nenhum comentário: