Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 11 de julho de 2010

Para desgosto dos judeus - As mulheres corajosas

Embaixadora britânica causa polémica

11 de Julho, 2010

Diplomata elogiou clérigo Xiita

Fotografia: AFP

A embaixadora britânica no Líbano, Frances Guy, causou polémica e constrangimento ao Reino Unido após publicar uma mensagem num “blog” elogiando o clérigo xiita Mohammed Hussein Fadlallah, que estava ligado à milícia libanesa Hezbollah e morreu na semana passada.
Escrevendo num “blog” no site do Ministério britânico das Relações Exteriores, ela qualificou Fadlallah de um “ser humano decente” e um “verdadeiro homem da religião”.

“O Líbano é um lugar mais pobre no dia seguinte”, escreveu a diplomata. “Eu fiquei triste ao receber a notícia e sei que outras pessoas também ficarão abaladas. O mundo precisa de mais homens como ele, que queiram superar as diferenças de fé, conhecendo a realidade do mundo moderno e ousando confrontar velhas crenças. Descanse em paz”.
Autoridades em Jerusalém ficaram furiosas com os comentários. O porta-voz do Ministério israelita das Relações Exteriores, Yigal Palmor, descreveu Fadlallah como “um extremista que inspirava terroristas suicidas, assassinatos e todos os tipos de violência”.
“A embaixadora britânica deve decidir se quer promover o terror e dar a isso justificativo religioso”, disse. O Ministério britânico das Relações Exteriores disse que o comentário foi removido do site.

A polémica ocorre apenas dois dias depois da demissão da jornalista Octavia Nasr, da rede de TV americana CNN, depois de ter escrito na sua página no Twitter que admirava Fadlallah.
De acordo com a rede, Nasr, que era editora para o Médio Oriente, “perdeu a sua credibilidade” após o episódio e o “seu trabalho a partir de então estaria comprometido”.

Na sua página no Twitter, ela escreveu que estava triste com a morte do clérigo xiita Sayyed Mohammed Hussein Fadlallah, ocorrida a 4 de Julho. A jornalista escreveu ainda que o líder religioso era um dos “gigantes do Hezbollah”, e que o “respeitava muito”.
“A CNN lamenta qualquer ofensa que as mensagens no Twitter possam ter causado. Isso não vai ao encontro dos padrões editoriais da CNN. Essa é uma questão séria, que será resolvida da mesma forma”, disse o porta-voz.

O Hezbollah condenou a demissão de Nasr. O porta-voz do movimento, Ibrahim Moussawi, disse que a decisão da CNN provém de “terrorismo intelectual” e reflecte os “duplos padrões” do Ocidente ao lidar com o Médio Oriente.

Fonte: Jornal de Angola




Nenhum comentário: