Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 12 de julho de 2010

Saragaço

Numa matéria postada no portal do DC, sobre a pesca da tainha, vi uma referência ao Rancho Saragaço e, inevitavelmente, lembrei-me da minha infância, à beira da praia de Canasvieiras, onde meu saudoso pai e seus camaradas, nesta época, ficavam invulgarmente assanhados com a perspectiva de boas safras do peixe.
Abri o meu projeto de Dicionário sobre assuntos do mar e lá constatei, que há algum tempo atrás, havia escrito:



SARAGAÇO


- Palavra com que os pescadores da Ilha de Santa Catarina referem-se a alvoroço, movimentação intensa. Acontece um saragaço, por exemplo, quando, após os vigias avistarem um cardume de tainhas, sinalizam para os outros pescadores lançar a canoa ao mar e fazer o cerco dos peixes com a rede. O saragaço aumenta na medida em que a rede, (estendida no mar em forma de U) puxada da água por cabos, aproxima-se da praia, com os peixes pulando muito, por cima da tralha das cortiças ou tentando fugir por debaixo da tralha dos chumbos, na tentativa de escapar ao cerco que se afunila. Ocorre, neste momento, uma espécie de sargaço triplo: o de alegria, dos pescadores, quando o lance rende bons frutos, o dos meros espectadores, que também vibram com os resultados do lance e o dos peixes, desesperados ante a iminência da morte.


Um comentário:

Unknown disse...

A pescaria da Tainha é um verdadeiro SARAGAÇO, é muito bom, é um corre corre de um lado para outro na praia, eta coisa boa, eu estou sempre na praia, principalmente no inverno,a espera da tainha,kkkk, como filha de pescador(pessoa querida meu falecido pai) com muito orgulho digo "sou filha de pescador", há meu pai saudades de ti, das tuas pescarias, dos teus saragaços, eu ainda uso o termo saragaço kkkkkkkkkkkkkkk