Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Véus islâmicos

20/07/2010 22h29 - Atualizado em 20/07/2010 22h29

Câmara da Espanha rejeita lei que bane véu islâmico em locais públicos

Já aprovada no Senado, proposta foi vetada por 183 votos a 162.

Há uma semana, parlamentares franceses aprovaram lei que bane véu.

Do G1, em São Paulo

Deputados da Espanha rejeitaram nesta sexta-feira (20), por 183 votos a 162 e duas abstenções, a proposta do oposicionista Partido Popular de proibir o uso de véu islâmico integral (niqab ou burca) em lugares públicos no país, informa o diário espanhol “El País”.

Foi a primeira votação sobre o assunto na Câmara baixa espanhola, após o Senado ter aprovado a proposta de lei para banir a vestimenta.

A resolução do PP pedia ao Executivo a “proibição em todos os espaços públicos que não tenham finalidade estritamente religiosa do uso de véus integrais, assim como qualquer outro acessório que ocultem o rosto ou dificultem a identificação da pessoa ou a comunicação visual”.

País com mais de 40 milhões de habitantes, a Espanha tem cerca de 1 milhão de muçulmanos, a maioria proveniente do Marrocos, onde o uso do véu é comum.

Na semana passada, parlamentares franceses votaram a favor de banir o uso de véus em locais públicos, deixando a França mais perto de se tornar o segundo país europeu a tornar seu uso ilegal.

A França tem a maior população minoritária muçulmana, com cerca de 5 milhões de pessoas. A medida passou com grande maioria na Assembleia, e ainda precisa passar no Senado.

Medida semelhante havia sido aprovada pela Bélgica em abril.

Nenhum comentário: