Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 20 de julho de 2010

Sobre a circuncisão

- Espécie de batismo(iniciação)dos judeus, consistente no corte da pele do pênis conhecida como prepúcio. É ato praticado pelo mohel, quando o iniciável atinge 8 dias de idade.

- Argumentos a favor - MOACYR SCLIAR - A condição judaica - p. 15.

- Argumentos sobre a desnecessidade - FONTETE - História do anti-semitismo - p. 31.

- Beschneidung, em Alemão.

- Defeito: (...) É um homem universal. Tem apenas dois defeitos, o que é pena, pois sem eles seria um homem completo: é circunciso e ronca como o diabo. (...) - PETRÔNIO - Satiricon - p. 91.

- (...) Eruditos modernos por vezes argumentam que a circuncisão - uma simples operação cirúrgica de retirar o envoltório retráctil de pele em torno da extremidade do pênis - era originalmente efetuada por motivos de higiene, porque quando os trajes eram frouxos e escassos, o tecido poderia introduzir-se por baixo do prepúcio, provocando irritaçao e às vezes dano. (...) A operação era muito comum no Egito e na África, sendo feita somente pouco antes da adolescência, preferentemente no final do dia, se a finalidade fosse a higiene. De fato, tudo aponta para um rito de puberdade: a idade do paciente, a exposição triunfante da glande masculina e a remoção das dobras flácidas da pele que, para o homem primitivo, talvez oferecessem uma certa aparência feminina. (...) Os benefícios da circuncisão (como preventivo do carcinoma de pênis) foram tão recomendados nos Estados Unidos em meados do século XX, que uma substancial maioria de bebês americanos foi circuncidada rotineiramente no hospital, após o nascimento. Em 1966, Masters e Johnson, os pesquisadores do sexo, registraram que, em 300 homens, voluntários para observação sexual, encontraram apenas 35 não circundidados. - REAY TANNAHILL - O sexo na história - Liv. Francisco Alves Editora/RJ/1983, p. 71.

- Katsurei, em Japonês.

- Prática proibida, sob o Imperador Adriano, séc. I - FONTETTTE - História do anti-semitismo - P. 20.

- Rito de Canibais - CESARE LOMBROSO - O homem criminoso - p. 56.

- Ver Dicionário de Conceitos Fundamentais de Teologia, dirigido por PETER EICHER - Edit. Paulus/SP/1993, p. 126.

- Ver JOSÉ HENRIQUE PIERANGELI - O consentimento do ofendido - Edit. RT/SP/1995, p. 219.

- Ver GÊNESIS, 16, 10-14 e 17, 23-27.

Nenhum comentário: