Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ANIMAIS POSSUEM INTELECTO?


Conheça uma esperta cachorra que aprendeu mais de mil palavras

Pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que animal reconhece comandos
  • Daily Mail/ReproduçãoDaily Mail/Reprodução
Chaser, uma border collie de seis anos, levou cinco para aprender 1.022 palavras

Publicidade

Já quis que seu cachorro entendesse o que você fala? Pois saiba que Chaser, uma esperta border collie de seis anos, conhece simplesmente 1.022 palavras – em inglês.

Segundo o site Daily Mail, a cadela levou três anos para aprender a identificar o que uma equipe de psicólogos dizia. 
Em geral, o aprendizado envolveu nomes de brinquedos, como bicho de pelúcia, bola e frisbee.

Chaser é a mascote do doutor John Pilley, um dos responsáveis pela pesquisa, ao lado de Alliston Reid. Segundo a dupla, além de compreender o significado das palavras, a cachorra também se mostrou capaz de classificá-las – algo que as crianças humanas conseguem fazer por volta dos três anos.

Segundo Pilley, um dos objetivos era descobrir quantas palavras um cachorro seria capaz de aprender.

- Trabalhamos com a Chaser entre quatro e cinco horas diariamente. Com testes e mais testes, pudemos concluir que ela conseguia se lembrar e distinguir as palavras. Não estamos dizendo que isso significa que cães podem aprender a linguagem da mesma forma que crianças. No entanto, são capazes de compreender muito mais palavras dso que nós poderíamos ter imaginado.

A pesquisa foi feita na faculdade Wofford, no Estado da Carolina do Sul (EUA). Basicamente, os psicólogos apresentavam um brinquedo por dia a Chaser, repentindo o nome do objeto várias vezes, para reforçar a identificação e a associação.

O vocabulário de compreensão de Chaser também foi testado incessantemente.

Depois, grupos de 20 brinquedos eram escolhidos aleatoreamente para que a cachorra os identificasse pelo nome. Ela completou 838 desses testes em três anos e nunca acertou menos de 18 objetos, segundo um estudo publicado na respeitada revista científica New Scientist.

Astuta, Chaser ainda foi capaz de aprender três comandos envolvendo os brinquedos: movê-los com a pata, com o nariz e levá-los até os psicólogos.



Fonte: R7

Nenhum comentário: