Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Os 10 desastres ambientais



Quando a falta de Cuidado do homem se junta à força destruidora da natureza, a consequência são catástrofes de proporções gigantescas

Juan Barreto 1. A tragédia do Haiti 

Um tremor de 7 graus na escala Richter arrasou um país em reconstrução. Morreram, segundo as Nações Unidas, quase 220 mil pessoas, e o número de desalojados chegou a 1,3 milhão. No final de 2010, o cólera agravou o drama haitiano.

2. Destruição no Chile 
Morreram 507 pessoas devido a um terremoto de 8,8 graus perto de Concepción, em fevereiro. Um alerta de tsunami não se confirmou. A reconstrução levará de três a quatro anos. 

3. Tremor na terra dos monges 
A província de Qinghai foi atingida por um tremor de 6,9 graus em abril. O desastre deixou cerca de 2.200 mortos e 11 mil feridos. Monges tibetanos tiveram um papel importante no resgate e na ajuda às vítimas. 


Lee Celano 4. O megavazamento da BP 
A explosão de uma plataforma de petróleo no Golfo do México em abril provocou a maior catástrofe ambiental dos Estados Unidos. O óleo vazou por 85 dias, matou milhares de animais, poluiu praias e interrompeu a pesca.

5. Lama tóxica na Hungria
Em outubro, o depósito de uma fábrica de alumínio na cidade de Ajka se rompeu e gerou uma “maré vermelha” de resíduos nocivos à saúde que invadiu várias cidades. Nove pessoas morreram. 

6. Cheias no Nordeste 
As chuvas de junho levaram destruição a dezenas de municípios do interior de Alagoas e de Pernambuco. Quase 50 mil pessoas ficaram desalojadas. Outras 37 morreram. Houve surtos de diarreia e leptospirose na região. 


Jon Gustafsson 7. Um vulcão paralisa o tráfego 
Uma nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajökull provocou um inédito fechamento de quase todo o espaço aéreo na Europa. O vulcão ficou em atividade por mais de um mês. Mais de 100 mil voos foram cancelados.

8. Enchentes no Paquistão 
As monções provocaram inundações em um quinto do país e atingiram 20 milhões de pessoas. Mais de 2 mil pessoas morreram. O prejuízo foi estimado em US$ 9,7 bilhões. 

9. Seca na Amazônia 
O Solimões e o Negro atingiram níveis nunca antes registrados. Mais de 60 mil famílias foram afetadas: como a água é a estrada dos ribeirinhos, com os rios baixos os barcos não trafegam e as comunidades ficam isoladas. 

10. Encalhe de jubarte
Este ano registrou o recorde de baleias nas praias do litoral brasileiro. Foram 97 entre julho e novembro. Uma das possíveis causas do fenômeno é a redução da oferta de alimentos para as baleias na Antártica.


Fonte: Rev. ÉPOCA 

Nenhum comentário: