Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A excelência do amaranto


Grão dos Andes, amaranto deslumbra pesquisadores com seus superpoderes


MANUELA MINNS

Amaranto está ganhando fama de superalimento.

A planta, da região andina, pode ser aproveitada desde as folhas até os grãos e é cheia de proteínas.
Segundo dados da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, o amaranto tem valor nutricional equivalente ao do leite, da carne e dos ovos.
Seus grãos têm grande proporção de proteínas (15%), gorduras e minerais, além de aminoácidos essenciais para o desenvolvimento humano, como a lisina.
Pesquisadores também têm relacionado o consumo do amaranto à redução do colesterol ruim no sangue.
Flores, folhas, talos e grãos podem ser consumidos em saladas e sopas.
O amaranto também serve de ingrediente em pães, bolos e biscoitos, substituindo um terço das farinhas da receita original. Para fazer a farinha em casa, é só moer os grãos no liquidificador.
O grupo de pesquisas da nutricionista Lilian Vaz, da Faculdade de Saúde Pública da USP, tem tido ótimos resultados com esse tipo de substituição. Os produtos são bem aceitos e ficam com melhores teores de fibras, cálcio, ferro e nutrientes.
Também dá para fazer pipoca de amaranto. Basta jogar uma colher de chá de grãos na frigideira pré-aquecida. Depois de 30 segundos, começam os estouros.
BOLO DE BANANA E AMARANTO
Carlos Cecconello/Folhapress
Ingredientes do bolo de banana e amaranto
Ingredientes do bolo de banana e amaranto
INGREDIENTES
- 1 banana amassada
- 1 ovo
- 1/2 xícara de farinha de mandioca
- 1 xícara de flocos de amaranto
- 1/2 xícara de amido de milho
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher e meia (chá) de fermento para pão
- 1 xícara de açúcar
- 5 colheres (sopa) de leite
- 4 colheres (sopa) de margarina
PREPARO
Bata na batedeira o ovo com o açúcar. Em seguida, coloque a margarina e banana amassada. Assim que estiver misturado, pare de bater e coloque o amido de milho. Mexa com uma colher até incorporar o amido à massa. Depois, volte a bater e coloque a farinha de mandioca e o sal. Pare novamente de bater para colocar os flocos de amaranto. Mexa com uma colher até incorporar o amaranto à massa. Volte a bater e coloque o leite e, por último, o fermento. Coloque a mistura em uma forma untada, espalhe e enfeite com rodelas da banana. Polvilhe açúcar e canela a gosto. No forno pré-aquecido, em temperatura média, coloque a forma para assar por 40 a 45 minutos.
SALADA DE AMARANTO
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de amaranto em grãos
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 ou 2 dentes de alho (médios)
- 1/2 cebola média
- 1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
- 1/2 xícara (chá) de salsa ou coentro picado
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 3 colheres (sopa) de azeite
PREPARO
Lave os grãos, adicione água e coloque para cozinhar. Deixe ferver por cerca de 8 minutos, desligue e espere esfriar. Adicione os temperos, o suco de limão e o azeite. Adicione sal a gosto e misture. Dá para acrescentar também folhas verdes, cenoura, beterraba ralada e tomate. 

Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: