Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lamentável! - ONU: Denunciam abusos e violência israelense em territórios ocupados

Escrito por Bianka de Jesus   
jueves, 20 de octubre de 2011
Imagen activa20 de octubre de 2011, 12:10

Nações Unidas, 20 out (Prensa Latina)

Israel recebeu hoje novas acusações na ONU por seus abusos contra as crianças dos territórios palestinos ocupados e o aumento da violência vinculada aos assentamentos israelenses nessas terras.


  As denúncias foram expostas pelo relator especial de Nações Unidas para a situação dos direitos humanos nesses territórios, Richard Falk, em um relatório anual apresentado nesta quinta-feira na Assembleia Geral.


O especialista deu ênfase no tratamento abusivo que recebem os menores que Israel mantém presos na ribeira ocidental, que estão sujeitos às leis militares israelenses.


Entre 2005 e 2010, um total de 835 crianças foram processados por lançar pedras, 34 deles com só com 12 e 13 anos de idade e outros 255 com 14 e 15, apontou Falk em sua análise no foro mundial.


Sobre os assentamentos de colonos judeus, o relator da ONU expressou alarme quanto ao recrudescimento da violência contra os palestinos no presente ano, com um incremento de mais de 50 por cento de incidentes na ribeira ocidental.


Só nos primeiros seis meses de 2011, 178 palestinos foram feridos, entre eles 12 menores, contra 176 durante todo o ano anterior, informou.


Essa violência constitui uma séria violação das obrigações fundamentais de Israel para a proteção da população civil submetida à ocupação, apontou.


Falk também criticou as conclusões do chamado relatório Palmer, elaborado por uma equipe criada pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, para investigar o ataque israelense a uma frota humanitária em maio de 2010, com saldo de nove mortos.


Considerou que se trata de um informe insuficiente do ponto de vista das normas internacionais e que analisa o bloqueio de Israel a Gaza só como um assunto de segurança, sem ter em conta seu impacto humanitário adverso.


O relatório Palmer representa uma justificativa formal para continuar a negação dos direitos humanos fundamentais do povo de Gaza, sustenta o relator especial da ONU.


Por outro lado, o especialista saudou a solicitação de rendimento do Estado Palestino como novo membro de Nações Unidas e a considerou diretamente relacionada com a luta desse povo para a realização de seu direito à autodeterminação.


mem/vc/bj
Modificado el ( jueves, 20 de octubre de 2011 )

Fonte: PRENSA LATINA

Nenhum comentário: