Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 27 de novembro de 2011

Inspetores avaliam banco do Vaticano


O papa Bento XVI criou uma nova autoridade financeira depois de uma investigação sobre autoridades do banco do Vaticano. ©AFP/Arquivo/ Filippo Monteforte

Inspetores do Conselho Europeu visitaram o Vaticano nesta semana com o objetivo de avaliar os planos deste Estado soberano para fortalecer as regras contra a lavagem de dinheiro, anunciou o Vaticano neste sábado.
O grupo do comitê Moneyval “se reuniu com representantes das autoridades do Vaticano responsáveis pela questão da prevenção e da luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo”, indicou o Vaticano em um comunicado.
Este grupo, integrado por especialistas legais, financeiros e policiais de cinco países, chegou na segunda-feira e partiu no sábado, de acordo com o texto.
Estes especialistas devem apresentar um informe a respeito durante uma sessão plenária do Moneyval “provavelmente em meados de 2012″, disse o Vaticano.
Em dezembro, o papa Bento XVI criou uma nova autoridade financeira depois de uma embaraçosa investigação sobre autoridades do banco do Vaticano pela procuradoria italiana.
O Vaticano também aprovou uma lei em abril que impõe penas de até 12 anos de prisão por lavagem de dinheiro e de 15 anos por financiamento do terrorismo.
Em setembro de 2010, a procuradoria italiana lançou uma investigação sobre o Instituto Vaticano para Obras Religiosas – IOR, o nome oficial do Banco do Vaticano – e bloqueou fundos de 23 milhões de euros (30 milhões de dólares) por suspeitas de lavagem de dinheiro.
O Vaticano também foi excluído de uma “lista branca” internacional dos países que obedecem a rígidos controles financeiros. A nova autoridade financeira está destinada a conseguir fazer com que a Santa Sé cumpra com as novas normas internacionais.


Fonte: CARTA CAPITAL

Nenhum comentário: