Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Notável é o tamanho da chata, isto é, da prancha

Aos 94 anos, morre em Santos um dos pioneiros do surfe no país

FELIPE CARUSO
DE SANTOS

Morreu na manhã desta quinta-feira (24) em Santos, aos 94 anos, Thomas Ernest Rittscher Júnior, um dos pioneiros do surfe no Brasil. Nascido em Nova Jersey, nos EUA, mudou-se aos 13 anos para o litoral de São Paulo com o pai, um comerciante de café.
Inspirado num modelo de uma edição de 1934 da revista americana "Popular Mechanics", Rittscher construiu em madeira uma das primeiras pranchas de surfe de que se tem notícia no Brasil.
João Felippe/Arquivo pessoal/Trip
Thomas Rittscher posa para foto ao lado de sua irmã Margot em imagem de arquivo
Thomas Rittscher posa para foto ao lado de sua irmã Margot em imagem de arquivo

Além de remo, natação, salto ornamental e polo aquático, ele passou a praticar o surfe nas praias santistas e a inspirar novos adeptos do esporte.
Rittscher ajudou a construir as pranchas de outros pioneiros do surfe no Brasil, como seu amigo João Roberto Haffers, o Juá, e Osmar Gonçalves.
Em Santos, além de ser um dos fundadores do Atlântico Clube e do Iate Clube, participava intensamente das atividades esportivas do Golfe Clube, do Tênis Clube e do Clube Hípico, onde praticou equitação.
Pelo pioneirismo na prática do surfe no Brasil e incentivo ao esporte na cidade, recebeu em 2002 o título de Cidadão Santista. Seu corpo está sendo velado no Memorial de Santos, depois será cremado.

João Felippe/Arquivo Pessoal/Trip
Thomas Rittscher desliza com sua prancha; ao fundo, a orla santista e a igreja do Embaré, em Santos
Thomas Rittscher desliza com sua prancha; ao fundo, a orla santista e a igreja do Embaré, em Santos



Fonte: FOLHA DE SP

Nenhum comentário: