Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Não foi dito pelos Castro: Cuba - País com melhor desenvolvimento humano da América Latina

 
 
Cuba confirmada como o país com melhor desenvolvimento humano da América Latina

Cuba: País com melhor desenvolvimento humano da América Latina. 16018.jpegO Fundo de População das Nações Unidas assegurou que Cuba conta com um desenvolvimento equivalente ao avanço de um quarto de século, se comparado aos demais países da América Latina e do Caribe.
Isla Mía para Kaos en la Red
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA em inglês), na apresentação do Informe sobre o Estado da População Mundial 2011, além de analisar o fato de que o mundo chegou aos 7 bilhões de habitantes, assegurou que Cuba é a nação com mais alto desenvolvimento humano latino-americano, chegando a afirmar que conta com um desenvolvimento equivalente a um quarto de século de avanço em relação aos demais países da América Latina e do Caribe.
Isso ocorre devido aos baixos níveis de mortalidade do país, a elevada esperança de vida, seu acesso à saúde e educação, sua saúde sexual e reprodutiva, e os indicadores de envelhecimento de sua população, todos com valores similares e, inclusive, maiores aos de nações industrializadas.
Com respeito ao enfoque sobre os 7 bilhões de pessoas no mundo, a UNFPA não só evidenciou dados demográficos, como também o aprofundamento das problemáticas sociais e econômicas que implicam no crescimento da população, onde se alguns questionamentos foram levantados: De que maneira reduzir as lacunas entre ricos e pobres e retificar as desigualdades entre homens e mulheres, e entre meninos e meninas?  Ou ainda: Como alcançar que as cidades sejam lugares aptos para viver?
O documento mostrou os grandes contrastes sociais e as necessidades de trabalharmos unidos pelo progresso, como, por exemplo, a questão da natalidade. Enquanto nas nações européias mais industrializadas nascem 1,5 crianças por mulher, na África - de alarmantes indicadores sócio-demográficos e grande pobreza -, nascem cinco bebês por mãe.
Esta conquista de Cuba se soma a sua reconhecida luta contra o racismo, a desnutrição infantil e sua comprovada qualidade em todos os níveis de educação.

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza (PCB)


Fonte: PRAVDA

3 comentários:

Lia ¬¬ disse...

Que o diga os que fazem balsas até com camas e se arriscam a ser comida de tubarão...
Caso inédito de gente fugindo em massa do paraíso, né não?

I.A.S. disse...

É Lia, eu não saberia como explicar as fugas.
Mas também se "foge" (ou fugia) do Brasil para os EUA (os mineiros de Uberlândia que o digam), via México, com grandes riscos.
Não conheço Cuba pessoalmente. Se é um paraíso ou um inferno, só os que lá vivem podem atestar.
Mas a fonte da notícia não me parece suspeita.
Ainda: se Cuba é o "inferno", por que a ICAR está voltando para lá?

Carlos disse...

Não vos quero desmoralizar. Mas esta notícia do suspeito "Pravda.ru" é falsa.
Cuba está em 4º lugar entre os países da América latina, da "sub-desenvolvida" América do Sul, atrás do Chile, Argentina e Uruguai. E se incluirmos o Caribe desce para 15º ou mais, dado o nível de 11 ou 12 ilhas de línguas inglesa, francesa, holandesa e não sei se outras. Sem falar na Guiana Francesa por se tratar dum território francês, parte integrante da União Europeia.