Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Arqueólogos descobrem templo maia de adoração ao sol


Arqueologia


Ruínas de 1.600 anos trazem representações do astro em diferentes momentos

Detalhe de templo maia descoberto no Vale de Buena Vista, na Guatemala
Detalhe de templo maia descoberto no Vale de Buena Vista, na Guatemala (EFE)
Um grupo de arqueólogos descobriu no norte da Guatemala um templo que demonstra o culto dos antigos maias ao sol. O "Templo do Sol Noturno" foi encontrado no sítio arqueológico El Zotz, situado cerca de 500 quilômetros ao norte da capital guatemalteca, berço da civilização maia.

"Trata-se de uma estrutura incrível por sua arte e função para homenagear o sol", explicou o arqueólogo americano Thomas Garrison durante a apresentação da descoberta na Cidade da Guatemala. Além de Garrison, da Universidade da Califórnia (EUA), participaram desse trabalho Stephen Houston, da Brown University, e Edwin Román, da Universidade de Austin (Texas). "As escavações oferecem uma visão sem precedentes de como os maias imaginavam o pós-vida e como a figura do sol foi combinada com a dos reis e suas dinastias", acrescentou Houston.

EFE
Estrutura foi construída para se destacar durante o nascer e o pôr do sol
Estrutura foi construída para se destacar durante o nascer e o pôr do sol


Fonte: VEJA

Nenhum comentário: