Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 6 de julho de 2012

Brasil gasta mais com juros do que investe no desenvolvimento

 
 
 
Brasil gasta mais com juros do que
 investe no desenvolvimento. 16780.jpeg
Ao participar da audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, terça-feira, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que a crise econômica mundial deve se estender por mais dois anos, refletindo-se num menor crescimento do Produto Interno do nosso país. Excelente reportagem de Marli Prado, Folha de São Paulo de 03 de junho, reproduziu as declarações e focalizou amplamente o tema. A foto é de Ueslei Marcelino.
Para focalizar amplamente o tema, ouviu opiniões de Otávio de Barros, do Bradesco, Armando Castelar, da Fundação Getúlio Vargas, Mônica de Bolle, de Galanto Consultoria. Os especialistas colocaram suas versões e previsões, incluindo a necessidade da contenção dos gastos públicos e ampliação dos investimentos governamentais. Os investimentos oficiais impulsionam as aplicações de capital da iniciativa privada. Tudo perfeito. Não há dúvida quanto a teoria. Na prática, muda de figura.
Vamos por escalas. O Diário Oficial de 31 de janeiro deste ano revelou que, em 2011, o programa de investimentos federais atingiu 103,8 bilhões. Dados do secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin. Exatamente na véspera, um dia antes, o titular da STN revelou que, no último exercício, o governo pagou 169,8 bilhões de reais de juros aos bancos para rolar a dívida interna, hoje no patamar de dois trilhões.
O contraste é evidente: está inclusive no título deste artigo. O Brasil pagou mais juros à rede bancária do que investiu no desenvolvimento econômico. Para 2012, o panorama não difere muito. Os investimentos programados elevam-se a 107 bilhões. O desembolso com o giro do endividamento vai, na melhor das hipóteses, repetir o quadro de 2011. São 8,5% anuais para um montante de aproximadamente dois trilhões. O impasse continua.
O círculo vicioso também. Não há sinais de ruptura. O país não cresce porque investe pouco. E investe pouco porque arrecada abaixo da necessidade real (a sonegação é muito alta) e gasta demais com os juros bancários. Os da Selic. Porque os juros de mercado permanecem altíssimos.
Qualquer pessoa pode conferir o que afirmo, inclusive o professor Flávio José Bortolotto, cujos comentários sobre matérias econômicas são sempre magníficos. Basta compulsar os extratos bancários que são dirigidos a todos os correntistas. Contêm propostas de crédito e informam as taxas utilizadas para financiamento de saldos negativos nos cheques especiais e no refinanciamento de despesas através de cartões de crédito. O governo da presidente Dilma Roussef determinou a diminuição desses juros e das taxas da rede bancária. Até agora em vão. Fácil constatar, como estou sugerindo.
Alexandre Tombini - acentua Marli Prado - previu um crescimento global da ordem de 2,3%, neste ano, abaixo dos três pontos, resultado do ano passado. A perspectiva é de expansão moderada, de acordo com a economia chinesa. Hoje solução para tudo. A inflação brasileira deve fechar o exercício, em dezembro, com 4,5%. Não está otimista quanto ao primeiro, mas acredita que o segundo semestre em nosso país será melhor.
O governo anunciou desonerações tributárias para tentar estimular a atividade econômica - acrescentou. Mas as desonerações, entretanto, digo eu, vão inevitavelmente significar uma restrição de receita pelo menos na mesma proporção. São contradições, todas essas, que antagonizam com o ritmo de progresso. E, sobretudo, com qualquer política pública voltada para a redistribuição justa da renda nacional. Recordo uma expressão magistral do presidente Roosevelt ao assumir a Casa Branca em 1933: mede-se o desempenho do governo pela capacidade que tiver de assegurar o suficiente aos que têm pouco.
Artigo publicado no site Tribuna da Internet

Nenhum comentário: