Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Estudo israelense: antioxidantes em excesso podem comprometer ovulação


O uso das vitaminas e antioxidantes é difundido por se acreditar que essas substâncias são capazes de retardar o envelhecimento e melhorar a qualidade de vida. O que é pouco comentado é que eles podem ter efeitos negativos quando usados excessivamente. Um deles seria reduzir a fertilidade da mulher. 

A conclusão é de um estudo do Weizmann Institute of Science, de Israel. Os antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres e de outras espécies que reagem com o oxigênio do sangue. Em excesso, essas espécies podem causar envelhecimento e danos ao DNA da célula. Mas isso não significa que elas sejam as vilãs da história. Elas também têm função no organismo. 

"É importante que os radicais livres atuem, causando certa inflamação nos tecidos, para que as reações fisiológicas aconteçam", explica Daniel Zylbersztejn, especialista em reprodução humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Como o processo ovulatório tem mecanismos muito semelhantes aos de inflamações, a ação dos agentes oxidantes é importante para seu funcionamento. Eles têm participação na maturação do óvulo e na formação do corpo lúteo (que produz hormônios necessários para a gravidez). 

O excesso de antioxidantes prejudicaria esses processos e poderia provocar problemas de fertilidade na mulher.

Fonte: COISAS JUDAICAS

Nenhum comentário: