O fraco desempenho nas vendas de caminhões fizeram a Mercedes-Benz avaliar um esvaziamento ainda mais acentuado de sua fábrica de São Bernardo do Campo e a transferência de boa parte da produção para Juiz de Fora (MG). A montadora nega. Mas Poder Econômico obteve a informação de que o plano está sendo discutido no comando da empresa.
Além da conjuntura do mercado – ainda sobre o impacto da crise econômica e da antecipação de vendas devido à troca de motorização imposta por lei -, a avaliação é de que a fábrica de São Bernardo tem alta verticalização e custos pesados.
A montadora alega que “a mudança de parte da produção para Juiz de Fora, iniciada há algum tempo, fez parte de estratégia para ampliar a produção do segmento caminhões (e ônibus) e permitir um respiro para a unidade de São Bernardo produzir agregados”. A produção foi ampliada em 50 mil unidades.
É claro que também pesam as questões sindicais na decisão da Mercedes. Mas pesarão ainda mais as questões políticas. Em seu projeto de chegar ao Palácio dos Bandeirantes, o prefeito Luiz Marinho, pode até aceitar uma união pontual com o governador tucano Geraldo Alckmin para barrar o plano.
Atualmente, Juiz de Fora responde por um terço da produção de caminhões.
Fonte: ULTIMO SEGUNDO IG
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