Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pesquisa mostra fabricação de bioplástico a partir de óleo de cozinha usado


Roberta Machado

Corrreio Braziliense

Tietê: o óleo de cozinha chega aos rios pelo esgoto, aumentando a poluição
Com o crescimento da produção de bioplástico no Brasil e no mundo, aumentam também as dúvidas sobre sua vantagem ambiental. Isso porque o uso de vegetais como a soja e o milho na fabricação do produto, apesar de parecer mais sustentável, cria uma competição com o mercado de alimentos e estimula o desmatamento para a criação de plantações. 

Buscando formas de produção menos agressivas à natureza, cientistas da Universidade de Wolverhamtpon, no Reino Unido, mostraram ser possível fabricar o material biodegradável a partir de óleo de cozinha usado. A técnica se mostra tão eficiente quanto o uso da tradicional glucose e ainda apresenta uma solução para o problema da poluição causada pelo alimento descartado.


Bioplásticos são estudados há mais de 70 anos, mas foi nas últimas duas décadas que passaram a merecer mais atenção dos laboratórios, na buscar por matérias-primas mais baratas e menos poluentes que o petróleo. O que se descobriu foi que, com a ajuda de micróbios equipados com enzimas especiais, se torna possível sintetizar alimentos em grânulos semelhantes ao plástico comum, mas com a vantagem de biodegradável e atóxico — características ideais para a fabricação de produtos como garrafas e implantes médicos criados para ser absorvidos pelo organismo.

Nenhum comentário: