Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 18 de julho de 2010

E continua a polêmica da Burca, na Inglaterra

18/07/2010 - 14h54

Ministro de Imigração britânico rejeita projeto de proibição da burca

Publicidade

DA EFE, EM LONDRES (REINO UNIDO)
DE SÃO PAULO

Pouco depois do Parlamento francês aprovar o veto ao uso do véu integral nas ruas, o deputado conservador britânico, Philip Hollobone, apresentou um projeto similar no Reino Unido. O ministro de imigração, Damian Green, foi então à público dizer que a proibição contraria as tradições britânicas de uma "sociedade tolerante e onde impera o respeito mútuo".

Corão diz que mulheres devem cobrir a cabeça; saiba mais
Veja as diferenças entre os véus
Entenda a cruzada do governo francês contra a burca
Proibição da burca é controversa em vários países europeus

Green disse ainda ao jornal "The Sunday" que é altamente improvável que um projeto deste seja aprovado no Reino Unido, "porque dizer as pessoas como devem se vestir na rua é contrário ao que este país é".

Ao contrário da França, disparou, o Reino Unido não é um país de um "laicismo agressivo".

A Câmara Baixa francesa aprovou nesta semana, com 335 votos a favor e um contra, o projeto de lei que proíbe o uso do véu integral islâmico --como a burca (que cobre todo o corpo e rosto) ou o niqab (que deixa apenas os olhos a mostra)-- em locais públicos. O texto segue para o voto no Senado em setembro deste ano, onde se espera que passe facilmente.

Outros países europeus, entre eles a Holanda, Bélgica e Espanha, também começaram a debater esse tema.

Nesta semana, o deputado Hollobone disse que se negaria a receber em seu escritório parlamentar qualquer pessoa que chegasse com o rosto coberto porque "Deus nos deu o rosto para nos expressar". Ele submeteu um projeto similar ao francês para votação no Parlamento.

Ele foi criticado por Catherine Helsetine, do Comitê Islâmico de Assuntos Públicos, que disse que os deputados britânicos não deveriam perder seu tempo nessa discussão. "O Reino Unido é um país livre. Avaliamos nossas liberdades e não queremos que os deputados ou o governo digam aos cidadãos que roupa podem usar ou não", disse.

"Quando o país tem uma dívida de 160 bilhões de libras, não seria mais lógico que se ocupassem disso e não de uma pequena porção de tecido que, além disso, é usada por pouquíssimas mulheres?", questionou.

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário: