Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 18 de julho de 2010

A PREPOTÊNCIA DO HAMAS

18/07/2010 - 13h19

Hamas proíbe mulheres de fumar narguilé em público em Gaza

Publicidade

DA EFE, NA FAIXA DE GAZA

O movimento islâmico palestino Hamas, que governa a faixa de Gaza, proibiu que mulheres fumem narguilé em cafés, restaurantes, hotéis e outros locais públicos, por romper com a tradição.

"Para a mulher palestina, é uma vergonha ser vista fumando shisha [narguilé em árabe] em público", diz o porta-voz do governo do Hamas, Taher A Nunu, negando que a medida vise a "islamizar" Gaza.


Tara Todras-Whitehill/AP
Mulher fuma narguilé em um cyber café em Gaza; Hamas proibiu a prática em nome da tradição
Mulher fuma narguilé em um cyber café em Gaza; Hamas proibiu a prática em nome da tradição

A organização de defesa dos direitos humanos Al Damir, que tem sede em Gaza, diz que o novo regulamento é uma violação das liberdades individuais e transgride a legislação palestina.

A restrição não é a primeira imposta nos últimos anos pelo Hamas, que tomou à força o controle de Gaza em 2007. Na faixa, as mulheres são obrigadas a usar o hiyab (o véu islâmico), além de vestidos até os pés em centros educativos.

Em Gaza também se proíbe, segundo o Hamas, que homens e mulheres estejam juntos em locais públicos --a não ser que possam provar que são parentes--, e ambos não podem anda juntos de moto, mesmo sendo casados.

Fonte: FOLHA DE SP


Nenhum comentário: