Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fuzuê à vista, no Campeche - Bar do Chico demolido

O absoluto não é Deus e sim o Povo .

Ao Povo tu servirás, onde quer que vás, de todo o teu coração, de todo o teu espírito...Ao Povo pedirás perdão, se cometeste alguma falta contra ele. Se lesaste os interesses do Povo, ao Povo tu restituirás.

(Mandamentos de Angkor – Camboja)


-==-=-=-=

Será um grito uníssono do tipo "o povo unido, jamais será vencido"?
As "gentes" do Campeche vão mesmo à desobediência civil e às últimas consequências?

A conclamação da Elaine, no sentido de que demolir o Bar do Chico e deixar outras obras que poluem as dunas (área de preservação permanente,segundo a legislação em vigor) é privilegiar alguns apaniguados, faz todo o sentido.
De se aduzir que privilégios, em sede de administração pública, são vedados pelo art. 37, da Constituição Federal e tanto faz que o agente discriminador ou omisso seja a União os entes federativos ou os Municípios. A Carta Cidadã vale para todos os gestores públicos.

Chega de privilégios neste país: os bancos, as igrejas, as elites políticas, a imprensa conservadora, hierarcas do Judiciário, do Ministério Público, da Advocacia, os exercentes da Medicina e d'outras profissões/funções/atividades que se destacam (inclusive o empresariado da construção civil) não podem ser tratados com toda consideração e tolerância, enquanto os comuns, o povo, a "raia miúda", como alguns costumam dizer pejorativamente, é punida, invariavelmente, com os rigores da lei.
Ou estaremos vivendo uma ditadura semelhante à implantada pelo Getúlio, que costumava dizer: "Aos amigos a lei, aos inimigos os rigores da lei".
Os tempos são outros e o povo precisa ser respeitado como um todo.


-=-==-=

segunda-feira, 19 de julho de 2010
Reconstrução do Bar do Chico

Parte do artigo de Elaine Tavares da Rádio Campeche:

"O que aconteceu nesta sexta-feira no Campeche não é nada de novo. É o estado e a justiça, instrumentos de uma classe, usando seu poder sobre quem lhes incomoda. A prefeitura, incomodada com os entraves ao plano diretor que o Campeche sempre põe, quis dar uma lição às gentes. Um cala a boca. Não vai conseguir. O povo do Campeche quer seu espaço de volta e vai reerguê-lo com as próprias mãos, a menos que cada casa, cada hotel, cada condomínio, cada espaço privado seja também demolido. Se não for assim, o Bar do Chico vai viver outra vez. Ah, vai… E o primeiro momento de reconstrução acontece neste sábado, dia 24, a partir das três horas da tarde. O Campeche está convidando toda a cidade para vir ajudar. Aqui não vai acontecer como no poema, no qual eles vem, pisam o nosso jardim e ninguém diz nada. Aqui, quando alguém pisa no jardim do vizinho, as gentes se levantam. Hoje pisaram no jardim do Campeche. Pois vão conhecer a força do povo!"

Elaine Tavares, jornalista (www.radiocampeche.com.br)
Artigo completo aqui. Na fonte.

Postado por Sergio Rubim às 12:27


Fonte: Cangablog

-=-=-=-=-=

A matéria fez-me lembrar alguns poetas e escritos:

IGNORABIMUS

Tobias Barreto, 1880



“Quanta ilusão!... O céu mostra-se esquivo
e surdo ao brado do universo inteiro...
De dúvidas cruéis prisioneiro,
tomba por terra o pensamento altivo.

Dizem que o Cristo, o filho do Deus vivo,
a quem chamam também Deus verdadeiro,
veio ao mundo remir do cativeiro,
e eu vejo o mundo ainda tão cativo!

Se os reis são sempre os reis, se o povo ignavo
não deixou de provar o duro freio
da tirania, e da miséria o travo,

se é sempre o mesmo engodo e falso enleio,
se o homem chora e continua escravo,
de que foi que Jesus salvar-nos veio?...”














Nenhum comentário: