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domingo, 13 de novembro de 2011

Motociclismo - Praticidade do Scooter

Antônio More/ Gazeta do Povo
Antônio More/ Gazeta do Povo / “Eu queria um meio de transporte mais econômico e prático.”

Gisleine de Mat­­tos Almeida, empresária 
  “Eu queria um meio de transporte mais econômico e prático.” Gisleine de Mat­­tos Almeida, empresária
Duas rodas

Praticidade do scooter atrai as mulheres

Indústria descobriu esse novo filão e hoje produz motos e acessórios voltados para o público feminino
Publicado em 13/11/2011 | Viviane Favretto

Motos cor-de-rosa e acessórios com detalhes femininos nas lojas confirmam que o universo das duas rodas não é mais reduto masculino. A agilidade, economia e praticidade oferecidas pelas motos têm tudo a ver com a rotina das mulheres. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Mo­­tocicletas, Ciclomotores, Motone­tas, Bicicletas e Similares (Abraci­clo), 25% dos usuários desses veículos são do sexo feminino, um porcentual que vem se mantendo es­­tável desde 2008.

A empresária Gisleine de Mat­­tos Almeida faz parte dessa estatística. Há aproximadamente três meses ela comprou sua primeira moto, um scooter da Northstar. Ela conta que mora perto do restaurante da família e que faz o trajeto entre a casa e o trabalho várias ve­­zes ao dia. “Eu queria um meio de transporte mais econômico e prático”, diz.

Os scooters estão no topo da lista das motos preferidas das mulheres. Fatima Aparecida Serezi, proprietária da loja Fatima Motorcy­cles, no mercado há mais de 30 anos, explica que essas motos pe­­quenas e econômicas são mais adequadas ao ritmo de vida das mu­­lheres. “Na verdade, as mulheres já estão no mercado das motocicletas há muito tempo. A diferença hoje é que o número de mulheres usando as motos como meio de transporte principal é grande e com isso notamos a presença delas com maior frequência”.
Fotos: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Fotos: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo / Botas com visual mais delicado


Preferências


André Scarante, gerente comercial da Motonda, revenda Honda em Curitiba, afirma que essa pre­­sença feminina entre os adep­­tos da moto vem sendo percebida há aproximadamente dois anos. E a indústria, diz, está de olho nas consumidoras. Tanto que é cada vez maior a quantidade de acessórios próprios para as mulheres e até a opção da cor-de-rosa para as motos. Quanto aos modelos, conta Scaran­te, os scooters Lead e Biz são os preferidos das mulheres que compram a gama da Honda.
Na Northstar Motors, o apelo retrô e o design têm atraído muitas mulheres, diz a diretora da empresa, Isabela Carstens Esteves. Lá, o preço dos modelos varia de R$ 5,6 mil a R$ 8 mil. E ela também é uma adepta do scooter da marca. A diretora garante que não tem do que reclamar porque é muito prático circular com esse veículo.
Quanto à segurança, Isabela afirma que nunca ouviu algum relato de assalto nem foi vítima desse tipo de ação. Mas ela ressalta que é importante tomar cuidado, evitando circular durante a noite e sempre guardando a bolsa no compartimento adequado.
O risco de acidentes também é menor para as mulheres, acredita Scarante. Segundo ele, a mulher é mais cautelosa ao pilotar e evita manobras arriscadas. Além disso, completa, usa os equipamentos de segurança com mais disciplina.


Fonte: GAZETA DO POVO

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