"Conspirar, sozinho,"?
-=-=-=-=
REUTERS/William Lopez/Pool
-=-=-=-=
REUTERS/William Lopez/Pool
Jose Pimentel, 27, na corte criminal de Manhattan, em Nova York. Ele é acusado de preparar bombas para matar soldados norte-americanos no Afeganistão
Nova York
Convertido ao islamismo, Pimentel é acusado pelas autoridades dos EUA de conspirar, sozinho, atos de terrorismo e ataques com armas
21/11/2011 | 08:36 | Reuters
A polícia de Nova York prendeu um homem de 27 anos sob a suspeita de preparar, sem a ajuda de nenhum grupo constituído, bombas para matar soldados norte-americanos que regressem do Iraque e Afeganistão.
José Pimentel, cidadão norte-americano nascido na República Dominicana, era seguidor do falecido clérigo radical islâmico Anwar al Awlaki. Detido na noite de sábado, quando montava uma bomba em um apartamento de Manhattan, ele foi indiciado na noite de domingo por suspeita de terrorismo.
Segundo o indiciamento, Pimentel levaria apenas mais uma hora para terminar de fabricar a bomba.
As autoridades identificaram o suspeito como um "lobo solitário" que se converteu ao Islã e se tornou um radical. Ele pode ser condenado à prisão perpétua.
Pimentel estava sob vigilância desde maio de 2009, e entre os alvos cogitados por ele estavam carros da polícia em Nova York, uma delegacia em New Jersey e uma agência de correios, segundo autoridades.
Como leitor da revista eletrônica "Inspire", publicada pela Al-Qaeda da Península Árabe, Pimentel retirou instruções de um artigo sobre como construir uma bomba em casa, segundo as autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário