Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Van da Guarda Municipal de Porto Alegre é usada para transporte de fiéis ao interior do Estado

Veículo transportou 21 jovens a um retiro religioso no Vale do Taquari

Fernando Zanuzo | fernando.zanuzo@rdgaucha.com.br
 
Uma van normalmente usada para transportar guardas municipais até parques e repartições públicas de Porto Alegre foi convertida em veículo de transporte de passageiros na última sexta-feira, feriado do Dia do Servidor Público.

Conduzido por um servidor fardado, o veículo transportou 21 jovens da Igreja Batista Ebenézer para um retiro no município de Estrela, no Vale do Taquari. A van voltou à Capital ainda na sexta e retornou para apanhar o grupo na tarde de domingo.
Às 18h40min, o veículo da Prefeitura foi estacionado ao lado do templo onde ficou por duas horas. Nesse período, homens e mulheres foram desembarcando de carros com sacolas e mochilas. A bagagem foi acondicionada na van da Guarda Municipal que partiu às 20h40min rumo ao Vale do Taquari.

Veículo ficou mais de duas horas em frente à igreja
Foto: Ronaldo Bernardi/Agencia RBS


Viagem tinha autorização
A reportagem obteve uma cópia do memorando que autoriza a viagem, assinado pelo chefe da guarda municipal e pelo secretário de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu D'Avila.
À reportagem, D'Avila afirmou que os veículos são cedidos para transporte de guardas em curso por cidades da Região Metropolitana. Em casos excepcionais, segundo ele, uma van é cedida para entidades conveniadas à Secretaria, mas apenas para deslocamentos dentro de Porto Alegre.

Nereu D'Ávila não reconheceu a assinatura em documento
Foto: Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
O secretário se mostrou surpreso ao ver o ofício assinado por ele, e não reconheceu a assinatura. Ele determinou investigação interna para averiguar os fatos, e garantiu que não estava na cidade no dia 26 de outubro, quando a autorização foi assinada.

— Eu afirmo e reafirmo que foi a única vez que isso deve ter acontecido, porque eu estava viajando. Era o Dia do Funcionário Público, e ela [a Secretaria] não funcionava. A gente vai tomar as providências.

Ao ver as imagens registradas pela reportagem, o procurador do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino, afirmou que irá analisar os documentos, mas adianta que há indícios de irregularidade.
— Pelas competências da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana, se depreende que o uso de viaturas da Guarda Municipal para finalidade outra que não aquelas relacionadas à segurança urbana, com a proteção dos direitos humanos, com a colaboração de outro usuário da prefeitura, caracteriza um ato de desvio de finalidade.

O pastor da Igreja Batista Ebenézer, Josias Zanotta Camargo, responsável pela viagem, preferiu não gravar entrevista. Em resposta por e-mail, ele afirma que uma fiel enviou ofício à Secretaria e conseguiu o veículo no dia e hora marcados. O pastor declarou não saber que se tratava de uma prática proibida.

A Prefeitura de Porto Alegre informou, por meio de nota, que o prefeito José Fortunati determinou hoje a abertura de uma sindicância pela Procuradoria Geral do Município (PGM) para apurar as denúncias.

RÁDIO GAÚCHA
Documento que autorizava a viagem continha a assinatura do secretário Nereu D'Avila - Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Documento que autorizava a viagem continha a assinatura do secretário Nereu D'Avila
Foto:Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário: