Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Rússia deve criar centrais de energia solar no espaço


Pravda.ru


Elena Kovachich, Voz da Rússia

Foto: Divulgação

Medida ajudará o país a manter sua posição de liderança no mercado global de energia. Um protótipo da central pode ser construído até 2016, disse à Voz da Rússia o diretor científico do Instituto Central de Investigação de Construção de Máquinas, Vitáli Melnikov

A cada segundo, um europeu consome 10 quilowatts de eletricidade. "A demanda está constantemente crescendo, e produzir eletricidade necessária para satisfazê-la fica cada vez mais difícil", afirma o professor Vitáli Melnikov.

"Além dos recursos naturais serem finitos, é preciso considerar o impacto sobre o meio ambiente dos métodos utilizados hoje para obter energia", completa.

Com a intenção de minimizar os riscos, o cientista diz que a Rússia está pronta para criar centrais de energia solar no espaço. "Para implementar um projeto desse tipo, serão necessárias tecnologias a laser, nas quais o nosso país tem sido tradicionalmente forte", acrescenta.

"Para criar um protótipo precisamos apenas de 10 bilhões de rublos [300 milhões de dólares], enquanto os japoneses estão investindo 24 bilhões de dólares", continua Melnikov.

Graças a tecnologias semelhantes, até 2025, o Japão espera gerar eletricidade até seis vezes mais barata do que na Terra. Se a Rússia não se impor nesse mercado, se arrisca a ficar de fora e perder as receitas da venda de petróleo e gás, que chegam a 18% do orçamento nacional.

A energia solar não só permitiria preservar recursos naturais, mas também não requer qualquer infraestrutura e medidas sérias para garantir a segurança, como ocorre nas usinas nucleares.

Originalmente publicado no site Voz da Rússia
 

Nenhum comentário: