Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 1 de julho de 2015

EUA dando um bom exemplo - Justiça de Oklahoma manda tirar Dez Mandamentos de capitólio






Cristãos alegaram 
que monumento
não é religioso

A Corte Suprema de Oklahoma (EUA) mandou que os Dez Mandamentos sejam retirados do jardim do Capitólio do Estado (sede do parlamento), que fica na Cidade de Oklahoma. 

A decisão dos juízes por 7 a 2 teve como base o artigo da Constituição do Estado que proíbe que quaisquer crenças religiosas sejam beneficiadas pelo governo.

Com 1,8 metro de altura, o monumento de pedra foi instalado em 2012 e custeado por cristãos. Ele é defendido por parlamentares cujo argumento é de que se trata de um marco histórico, e não religioso.

Esse argumento tem sido rebatido por ateus e crentes de outras religiões, com os hindus, em uma polêmica que durou mais de um ano.


Igreja Satânica também 
queria ter um monumento


Os ateus da Igreja do Monstro do Espaguete Voador reivindicaram a construção de seu monumento no local, caso prevalecesse a tese de que o marco não tem nada a ver com religião.

Da mesma opinião é uma igreja satanista, que chegou a providenciar o esboço de uma estátua para doar ao Capitólio.

Com 2,7 metros de altura, o monumento dedicado à divindade Baphomet teria a função de cadeira para que pessoas sentassem em seu colo e “refletissem sobre a compaixão que todos devem ter para com os seres vivos”, de acordo com Lucien Greaves, porta-voz da igreja.

Alguns cristãos não se conformaram com o julgamento da Corte, porque um monumento quase idêntico instalado no Texas foi considerado constitucional pelo Supremo Tribunal dos Estados Unidos.

Com informações das agências e fotos de divulgação.



Nenhum comentário: