Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 5 de novembro de 2011

Peregrinação a Meca reúne mais de 2 milhões no Monte Arafat - ISLASMISMO SACRIFICA ANIMAIS

 (AFP PHOTO/FAYEZ NURELDINE )


Monte Arafat
- Mais de dois milhões de muçulmanos, procedentes de várias partes do mundo, se concentraram este sábado no Monte Arafat, no ponto alto de sua peregrinação a Meca.

Vestidos de branco, os peregrinos participaram de uma oração coletiva, conduzida pelo grande mufti da Arábia Saudita, o xeque Abdel Aziz Al Sheikh, na mesquita de Namera, construída no local apontado como o último onde o profeta Mamomé proferiu um sermão.

"O Islã é a solução para os problemas dos muçulmanos", afirmou o mufti. "Uma invasão midiática e cultural procura debilitar a vossa fé", acrescentou.

A multidão, que ocupava a mesquita, a praça que a cerca e seus arredores, ouviu com atenção a pregação do mufti. Emocionados, alguns peregrinos choraram.

Os fiéis começaram a chegar desde a madrugada ao Monte Arafat, também chamado de "Monte da Misericórdia".

"Alá, aqui estou, respondendo ao teu chamado", repetiam os peregrinos, que percorreram lentamente, em ônibus ou a pé, os cerca de 10 km entre o Monte Arafat e o vale de Mina, onde a peregrinação começou na sexta-feira, dia dedicado pelos muçulmanos à oração e ao recolhimento.

"Quero me purificar e rezar a Alá para que perdoe meus erros", afirmou Nur Lila, indonésia de 36 anos, que realizava seu primeiro "hajj", como os árabes denominam a peregrinação a Meca.

Abdallah Wali Edin, malásio de 45 anos, explicou que economizou durante anos para fazer o "hajj".

"Aqui somos todos iguais. Não há diferenças entre as várias nacionalidades", comentou.

Após rezarem juntos na mesquita de Namera e passar o dia pedindo perdão a Deus no Monte Arafat, símbolo da espera pelo Juízo Final, os peregrinos seguiram para o vale de Muzdalifa, a poucos quilômetros dali, para passar a noite.

No domingo, voltarão a Mina para sacrificar um animal, em geral um cordeiro, para lembrar o sacrifício que Abraão esteve a ponto de fazer, ao se preparar para matar o filho por ordem de Deus. Este rito marca o início da festa Al Adha ou do sacrifício.

Atualmente, na realidade os peregrinos compram bônus das autoridades sauditas, que imolam os animais e em seguida enviam ajuda a muçulmanos pobres de várias partes do mundo.

A peregrinação a Meca é um dos cinco pilares do Islã, que todo muçulmano deve cumprir em sua vida, se seus meios o permitirem.

O hajj "prossegue normalmente. Todo está saindo bem", declarou à AFP o porta-voz do Ministério do Interior, general Mansur al Turki.

Cem mil membros das forças de segurança se encarregam do bom encaminhamento da peregrinação, a maior concentração humana do mundo.

As autoridades aumentaram a quantidade de câmeras de segurança instaladas para evirar incidentes, especialmente as avalanches humanas, que costumam ser fatais.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: