Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ex-delegado da Receita Federal na Capital (JANIR CASSOL) condenado por denúncias

 Ex-delegado da Receita Federal em Florianópolis, Janir Cassol teve condenação confirmada pelo Tribunal de Justiça e terá que indenizar o auditor fiscal Edson Araújo – então colega de instituição – em R$ 20 mil por conta de falsas denúncias encaminhadas por ele para órgãos de fiscalização.

   Segundo os autos, Araújo passou a ser vítima de denúncias anônimas encaminhadas ao Ministério da Fazenda, Procuradoria-Geral da República e Procuradoria do Estado de Santa Catarina, a partir de fevereiro de 2003, com acusações de uso do cargo público para obtenção de vantagens indevidas - como cobrança de propina de uma rede de lojas de roupas masculinas e femininas, atuante na região Sul. Um procedimento criminal chegou a ser instaurado para averiguar o caso, porém acabou arquivado por falta de provas. Restou claro, contudo, que as denúncias anônimas partiram de Cassol.

    “Mediante a realização de uma perícia grafotécnica, que analisou a assinatura de um pseudônimo aposta em uma das cartas, concluiu-se que o escrito poderia ter sido elaborado pelo réu, ante a convergência dos traços em comparação com outros documentos redigidos por ele. O confronto da assinatura aposta nos envelopes dos correios, por sua vez, possibilitou a identificação da assinatura de forma satisfatória”, anotou o relator da matéria, desembargador Henry Petry Junior.

    O magistrado acrescentou que também foram verificadas, nos computadores de Janir, as cartas salvas na memória dos equipamentos. “Portanto, restou inconteste a autoria das cartas por parte do réu”. A 5ª Câmara de Direito Civil do TJ reformou parcialmente a sentença da comarca da Capital, que arbitrara o valor da indenização em R$ 50 mil. A votação foi unânime. Cassol, que afirmou não existirem provas suficientes de que ele tenha sido o autor das denúncias, ainda pode recorrer aos tribunais superiores.(Ap. Cív. n. 2007.015516-2)

 

Fonte: TJ/SC

Nenhum comentário: