Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 30 de junho de 2010

CAFÉ SEM CAFEÍNA

29/06/2010 - 18:03


Agronomia

Brasileiro desenvolve planta de café sem cafeína

Pesquisador da Unicamp consegue, pela primeira vez, obter planta de café sem cafeína e com alta produtividade

Marco Túlio Pires

Café descafeínado desenvolvido no Brasil tem o mesmo gosto do café comum

Café descafeínado desenvolvido no Brasil tem o mesmo gosto do café comum (Getty Images)

"A cafeína não influi no sabor do café. É o processo industrial de descafeinação que o deixa o com sabor diferente"

Há seis anos, Paulo Mazzafera, diretor do Instituto de Biologia da Unicamp, foi um dos pesquisadores que descobriram uma espécie de café naturalmente sem cafeína. A descoberta foi publicada na revista Nature, porém os planos de explorá-la comercialmente se mostraram infrutíferos, por causa da baixa produtividade das plantas, naturais da Etiópia. Agora, Mazzafera afirma ter conseguido sete plantas mutantes que combinam a produtividade e a ausência de cafeína. E o cientista garante que “o gosto é o mesmo do café comum”. Segundo Mazzafera, "a cafeína não influi no sabor do café, é o processo industrial de descafeinação que o deixa com um sabor diferente".

A retirada de cafeína do café pode ser feita de várias maneiras. As mais comuns são três: o método que utiliza solventes para remover a substância, o método suiço, que utiliza água quente, e o método de gás carbônico supercrítico, que utiliza pressões e temperaturas muito altas. "No método suíço, a água retira a cafeína, mas leva junto muitos elementos importantes do café, alterando o sabor. Já o supercrítico exige instalações muito caras", explicou Mazzafera.

Agora, em vez de processos industriais, o experimento do pesquisador da Unicamp promete entregar o café sem cafeína desde a lavoura e com o mesmo sabor. As sementes foram tratadas com dois tipos mutagênicos. "Com o tratamento, obtivemos sete cafeeiros que são praticamente desprovidos de cafeína. São plantas bastante vigorosas que já estão produzindo flores", diz Mazzafera. Uma das principais vantagens do método é a economia de tempo, uma vez que o melhoramento genético tradicional poderia levar anos para gerar plantas produtivas e sem cafeína.

De acordo com o cientista, as plantas só apresentam um problema: a estrutura da flor do café garante que a planta tenha uma alta taxa de fecundação, cerca de 95%, mas a flor da planta mutante abre precocemente, comprometendo sua estrutura e, por consequência, a taxa de fecundação. "O problema não é tão grave porque podemos plantar lotes de café exclusivamente com as plantas mutantes", explica Mazzafera. Além disso, o pesquisador disse que seria possível incluir abelhas nas plantações para aumentar a taxa de fecundação.

O próximo passo é aguardar que uma empresa brasileira se interesse em plantar o café mutante. "No Brasil, não podemos patentear o material, por isso patenteamos o processo. Quando alguma empresa brasileira mostrar interesse, poderemos fazer uma patente internacional relativa aos produtos provenientes desse café, cobrando royalties para quem for produzir."

A venda do café descafeinado é expressiva, chegando a 10% do consumo total no mundo. O Brasil também vende o descafeínado, mas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), menos de 1% do mercado é dedicado ao produto.

Fonte: Revista VEJA


Nenhum comentário: