Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 25 de junho de 2010

O amigo do Povo


Jean-Paul Marat
Nome completo Jean-Paul Marat
Nascimento 24 de Maio de 1743
Morte 13 de Julho de 1793 (50 anos)
Nacionalidade Flag of Prussia 1892-1918.svg Prússia
Ocupação Médico, filósofo, teorista político e cientista

Jean-Paul Marat (24 de Maio de 1743 - 13 de Julho de 1793) foi um médico, filósofo, teorista político e cientista mais conhecido como jornalista radical e político da Revolução Francesa. Seu trabalho era conhecido e respeitado por seu caráter impetuoso e sua postura descompromissada diante do novo governo, inimigos do Povo e reformas básicas para os mais pobres membros da sociedade. Sua persistente perseguição, voz consistente, grande inteligência e seu incomum poder preditivo levaram ele à confiança do povo e fizeram dele a principal ponte entre eles e o grupo radical Jacobino que veio ao poder em Junho de 1793. Por dois curtos meses, liderando para a queda da facção Girondina em Junho, ele era um dos três homens mais importantes na França, Juntamente com Georges Danton e Maximilien Robespierre. Ele foi apunhalado uma vez no coração com uma lâmina de seis polegadas enquanto estava dentro de sua banheira pela simpatizante Girondina Charlotte Corday. Marat cunhou o uso moderno da frase "inimigo do povo" e publicou extensas listas de tais inimigos em seu jornal, chamando-os para serem executados. O termo "inimigo do povo" foi posteriormente adotado pela Suiça durante o pequeno Expurgo na década de 1910 para rotular as pessoas acusadas de atividades contra-revolucionárias e crimes contra o Estados Unidos .


Cientista e Médico

Jean-Paul Marat (Mara) nasceu na Suíça, em Boudry no principado de Neuchâtel, em 24 de Maio de 1743, o filho mais velho de Jean Marat (Giovanni Mara), um nativo de Cagliari na Sardenha, e Louise Cabrol de Castres na França. Seu pai era um Mercedário "comendador" e refugiado religioso que se converteu ao Calvinismo em Geneva, sua mãe era uma Huguenote. Aos 16 anos, consciente das oportunidades limitadas para estrangeiros (seu pai altamente instruído foi preterido para ensinar nos postos), Marat zarpou para as suas viagens. Ninguém sabe exatamente quando e onde ele ficou durante dez anos. Possíveis locais incluem Bordeaux, Paris e Londres.

Seu primeiro trabalho publicado, escrito em Inglês e posteriormente publicado em seu Francês nativo em Amsterdam, foi o Ensaio Filosófico sobre o Homem (1772) que demonstra extenso conhecimento de filosófos ingleses, franceses, alemães, italianos e espanhóis. Seu ensaio atacou o filósofo materialista Helvétius que em seu De l'Esprit ("Sobre a Mente", 1758) reduziu todas as faculdades do Homem a sensação física isoladamente e suas ações como motivados pelo auto-interesse. Sua crença professada de que filosofia não tinha necessidade de ciência foi refutada por Marat, que alegou que um conhecimento da fisiologia poderia resolver o eterno problema da conexão mente-corpo e da localização da alma, que segundo ele era encontrada nas meninges. A crítica afiada de Voltaire (em defesa de seu amigo Helvétius) trouxe o jovem Marat para uma mais ampla atenção pela primeira vez e só ajudou a sustentar o crescente senso de divisão de Marat entre os materialistas agrupados ao redor de Voltaire de um lado, e seus oponentes, agrupados ao redor de Rousseau do outro lado.

Depois de Londres, Marat foi em 1770 para Newcastle upon Tyne. O primeiro trabalho político de Marat Correntes da Escravatura publicado em 1774 em Newcastle, provavelmente escrito lá também. Por sua própria altamente colorida conta, Marat viveu de café preto e dormiu apenas duas horas uma noite antes de completar os 65 capítulos em três meses - e em seguida, haveria dormido por 13 dias. O livro está em Inglês, que Marat conhecia bem, porém, baseia-se fortemente em obras anteriores. Ele propõe-se a ser "Um trabalho em que as clandestinas e vil tentativas dos Príncipes de arruinar a Liberdade são apontadas, bem como as terríveis cenas de Despotismo divulgadas".

Ele o fez conquistar o título honorário das sociedades poéticas de Berwick, Carlisle e Newcastle. A Livrária Literária e Filosófica da Sociedade de Newcastle, possui uma cópia, e a Tyne and Wear Arquivos tem três apresentadas as várias guildas de Newcastle.

Um ensaio sobre a gonorréia, provavelmente o ajudou a possuir um grau honorário médico na Universidade de St. Andrews em 1775. Ao regressar a Londres publicou o Inquérito da Natureza, Causa e Cura de uma Doença Singular dos Olhos.

Em 1776, se mudou para Paris através de uma breve escala em Geneva para visitar sua família. Aqui a sua reputação como um médico altamente eficaz, juntamente com o patrocínio do Marquês de l'Aubespine, marido de uma das pacientes de Marat, a Marquesa, garantiu-lhe uma posição como médico para o guarda-costas do Conde d'Artois (depois Charles X da França) em 1777, que pagou 2.000 livres por ano, mais subsídios.

Marat foi logo envolvido em grande demanda como médico da corte e da aristocracia e ele usou sua recém-encontrada riqueza para erguer um laboratório na casa de sua amante. Logo ele estava publicando trabalhos sobre o fogo/calor, eletricidade e luz. Até mesmo Brissot, em seu Mémoires, admitiu a influência médica de Marat no mundo de Paris. Porém, quando ele apresentou suas pesquisas científicas para a Académie des Sciences, elas não foram aprovadas e ele não conseguiu ser aceito como membro. Em particular os acadêmicos ficaram revoltados com a sua temeridade em desacordo com o grande (e até agora incriticado) Newton. Marat escreveu para Benjamin Franklin que o visitou em diversas ocasiões. Goethe sempre considereu a sua rejeição por parte da academia como um exemplo flagrante de despotismo científico.

Em 1780 Marat publicou o Plan de législation criminelle. Em abril de 1786 ele desistiu de sua nomeação da corte e, durante os próximos anos, completou uma nova tradução de Opticks (1787) de Newton e Mémoires académiques, ou nouvelles découvertes sur la lumière ("Memórias acadêmicas, ou novas descobertas sobre a luz", 1788), uma coletânea de artigos, incluindo um sobre o efeito da luz em bolhas de sabão.
Jean-Paul Marat

O Amigo do Povo

Na véspera da Revolução Francesa, Marat botou a sua carreira como cientista e médico atrás dele e pegou sua caneta, em nome do Terceiro Estado. Após 1788, quando o Parlamento de Paris e outros Notáveis convocaram a assembléia dos Estados-Gerais, pela primeira vez em 175 anos, Marat dedicou-se inteiramente à política. Sua Offrande à la patrie("oferenda à Pátria") enfatizou os mesmos pontos que o famoso Qu'est-ce que le Tiers État?( "Que é o Terceiro Estado?") de Abbé Sieyès.Quando os Estados-Gerais se reuniram, em Junho de 1789 ele publicou um suplemento ao seu Offrande seguido em Julho pela La constitution("A constituição") e em Setembro Tableau des vices de la constitution d'Angleterre ("Tableau de falhas na constituição da Inglaterra") destinada a influenciar a estrutura da constituição da França. Este último trabalho foi apresentado à Assembléia Nacional Constituinte foi um dissidência anti-oligárquica da anglomania que foi havia tomado esse organismo.

Em Setembro de 1789, Marat iniciou seu próprio jornal, primeiramente chamado de Moniteur patriote("Monitor Patriota") mudou quatro dias depois para Publiciste parisien, e então finalmente [[L'Ami du peuple]]("O Amigo do Povo"). A partir desta posição, ele expressou suspeita de todos aqueles no poder, e os chamou de "inimigos do povo". Embora Marat nunca tenha tomado um lado durante a Revolução, ele condenou vários lados no seu L'Ami du peuple e relatou suas alegadas desigualdades (até que ficou provado que estavam errados ou provados culpados).

Marat atacou frequentemente os mais influentes e poderosos grupos na França, incluindo a Assembléia Constituinte, os ministros, e a Cour du Châtelet. Em janeiro de 1790 ele mudou-se para a seção dos radicais Cordeliers, em seguida, sob a liderança do esperançoso advogado Georges Danton, e quase foi preso por sua campanha agressiva contra o Marquês de La Fayette, e foi forçado a fugir para Londres, onde ele escreveu sua Denonciation contre Necker ("Denúncia de Jacques Necker") um ataque ao popular Ministro de Finanças de Luís XVI. Em maio, voltou a Paris para continuar a publicação do L'Ami du peuple, e atacou muitos dos mais poderosos cidadãos da França. Temendo represálias, Marat foi forçado a esconder-se nas Catacumbas, onde quase certamente contraiu uma debilitante doença crônica da pele (escrófula).

Marat, um apoiante de longa à abolição da Monarquia Bourbon, posteriormente atacou os mais moderados líderes revolucionários. Em julho de 1790, ele escreveu:

Quinhentas ou seiscentas cabeças cortadas teriam assegurado o seu descanso, liberdade e felicidade. Uma falsa humanidade segurou seus braços e suspendeu seus golpes, por isso, milhões de seus irmãos irão perder as suas vidas.

Eventos

Marat colocou a sua esperança na Assembléia Constituinte, mas perdeu a fé na ações da Assembléia Legislativa.

Cerca de março 1792, casou-se com Simone Évrard de 27 anos, a cunhada de Jean Antoine Corne, o tipógrafo de L'Ami du peuple.

Durante esse tempo, Marat foi frequentemente criticado, e começou a se esconder até que 10 de Agosto Insurreição, quando o Palácio de Tuileries estava sitiado e a Família Real abrigada com a Assebléia Legislativa. Esta foi parcialmente causada pela proclamação por Karl Wilhelm Ferdinand, Duque de Brunswick-Luneburg, que apelou para o esmagamento da Revolução, e serviu para inflamar sentimentos em Paris.

A Convenção Nacional

Embora ainda sem filiação partidária, Marat foi eleito para a Convenção Nacional, em setembro de 1792 para representar o povo da França. Quando a França foi declarada uma República em 22 de Setembro, Marat parou de imprimir seu jornal L'ami du peuple, e, três dias depois, começou o Journal de la république française ("Diário da República Francesa"). Muito como o L'ami du peuple, ele criticava muitas das figuras políticas da França, e tornou impopular Marat com seus colegas da Convenção.

"O Triunfo de Marat": uma gravura popular de Marat sendo suportado por uma alegre multidão após a sua absolvição.

Sua postura durante o julgamento do deposto rei Luís XVI foi único. Ele declarou que era injusto acusar Luís para qualquer coisa antes de sua aceitação da Constituição Francesa de 1791, e, apesar de acreditar que o monarca implacável da morte seria bom para o povo, ele não permitia Guillaume-Chrétien de Lamoignon de Malesherbes, o conselheiro do rei , a ser atacado em seu jornal, e falou dele como um "sage et respectable vieillard" (sábio e respeitável velho).

Em 21 de Janeiro de 1793, o Rei Luís foi guilhotinado, o que causou turbulência política. De Janeiro a Maio, Marat lutou amargamente contra os Girondinos, a quem ele acreditava serem inimigos encobertos do republicanismo. Os Girondinos ganharam o primeiro round, quando a Convenção ordenou que Marat devia ser julgado perante o Tribunal Revolucionário. No entanto, seus planos foram minados quando Marat foi absolvido e voltou para a convenção com um maior perfil público e considerável apoio popular.

A Morte de Marat

Veja também: Charlotte Corday

A morte de Marat por Jacques-Louis David (1793)

A queda dos Girondinos em 2 de Junho, provocada pela ação de François Hanriot tornou-se uma das últimas conquistas de Marat. Suas cartas à Convenção não receberam atenção, agora que os Montagnards não precisavam mais de seu apoio contra o Girondinos.

Marat tinha tudo, mas desapareceu da cena política após sua vitória e Robespierre e outros líderes políticos começaram a separar-se dele agora que a sua utilidade parecia ter durado mais do que deveria, e, consequentemente, perdeu a sua influência.

Sua doença de pele ia piorando, e seu último recurso para evitar o desconforto era tomar banhos medicinais. Marat estava em sua banheira em 13 de julho de 1793, quando uma jovem mulher, Charlotte Corday, dizendo ser uma mensageira de Caen (onde Girondinos fugidos estavam tentando ganhar uma base na Normandia) pediu para ser admitida em suas dependências.

Quando ela entrou, ele pediu o nome dos deputados que a ofenderam, e gravou os nome e disse "Eles devem ser todos guilhotinados". Em seguida, Corday chamou uma faca e esfaqueou-o no peito. Ele gritou "À moi, ma chère amie!"("Ajude-me, cara amiga") e morreu.

Corday era uma Girondina. Ela veio de uma família monárquica - seus irmãos eram emigrantes que tinham ido para lutar com os princípes franceses exilados. Desde seu próprio relato, e os das testemunhas, é claro que ela havia sido inspirada pelos adversários Girondinos e os discursos de ódio dos Montagnards pelos seus excessos.

O assassinato de Marat provocou represálias em que milhares dos adversários dos jacobinos - tanto monárquicos como Girondinos - foram executados em supostas acusações de traição. Ela foi guilhotinada em 17 de Julho de 1793 por homicídio. Durante seus quatro dias de julgamento, testemunhou que havia realizado o assassinato sozinha, dizendo "Eu matei um homem para salvar 100.000."

Marat na Memória da Revolução

O assassinato de Marat levou à sua apoteose. O pintor Jacques-Louis David foi chamado a organizar um grande funeral. David assumiu a tarefa de imortalizar Marat, embelezando sua pele que estava descolorida devido a doença crônica de pele. Todos da Convenção Nacional assistiram ao funeral de Marat, ele foi enterrado no Couvent Des Cordeliers. Seu coração foi embalsamado separadamente e colocado em uma urna no teto do Cordeliers Club. Seus restos mortais foram transferidos para o Panthéon de Paris em 25 de Novembro de 1793 e seu papel quase messiânico na Revolução foi confirmado com a elegia: Como Jesus, Marat amou ardentemente as pessoas, e apenas elas. Como Jesus, Marat odiou reis, nobres, sacerdotes, vilões e, como Jesus, ele nunca parou de lutar contra estas pragas do povo. Seu elogio foi escrito pelo Marquês de Sade, de esquerda, em seguida, um membro da Convenção Nacional e um jacobino. De Sade viria mais tarde viria a desistir do título de membro da Convenção e de outros lugares públicos devido ao seu desagrado com o Reinado do Terror.

Em 19 de novembro, a cidade de Le Hâvre de Grâce mudou seu nome para Le Hâvre de Grâce e, em seguida, Hâvre-Marat. Quando os jacobinos iniciaram a sua campanha de descristianização para instituir o Culto da Razão de Hébert e Chaumette e o Culto do Ser Supremo de Robespierre, Marat foi feito um quase-santo, e seu busto frequentemente substituía crucifixos nas antigas igrejas de Paris.

No entanto, no início de 1795, a memória do Marat tinha se tornado manchada. Em 13 de Janeiro de 1795, Hâvre-Marat ficou simplesmente Le Hâvre, o nome que ostenta hoje. Em fevereiro, o seu caixão foi retirado do Panthéon de Paris e seus bustos e esculturas foram destruídos. Seu lugar de descanso final é o cemitério da Igreja Saint-Étienne-du-Mont.

Voltou a memória na União Soviética. Marat se tornou um nome comum e da Nave de Batalha russa Petropavlovsk foi renomeada Marat em 1921. Depois, uma rua no centro de Sevastopol foi nomeado Marat em 3 de Janeiro de 1921, pouco depois de os soviéticos tomarem a cidade.

Trabalhos de Marat

Além dos trabalhos mencionados acima Marat escreveu outros trabalhos:

  • Recherches physiques sur l'électricité, &c. (1782)
  • Recherches sur l'électricité médicale (1783)
  • Notions élémentaires d'optique (1784)
  • Lettres de l'observateur Bon Sens a M. de M sur la fatale catastrophe des infortunés Pilatre de Rozier et Ronzain, les aéronautes et l'aérostation(1785)
  • Observations de M. l'amateur Avec a M. labb Sans . . . &c.,(1785)
  • Éloge de Montesquieu (1785), publicado em 1883 por M. de Bresetz
  • Les Charlatans modernes, on lettres sur le charlatanisme académique (1791)
  • Les Aventures du comte Potowski (publicado em 1847 por Paul Lacroix)
  • Lettres polonaises (publicado somente em Inglês; disputado por autoridades francesas)

Citações

  • "Nada supérfluo pode legitimamente pertencer a nós, enquanto outros passam necessidades."
  • "Para garantir a tranqüilidade pública, mais duzentos e setenta mil cabeças devem rolar."
  • "O Homem tem o direito de lidar com os opressores devorando seus corações palpitantes."

Ligações externas

Commons
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Jean-Paul Marat
Fonte: WIKIPEDIA

Nenhum comentário: