Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pau nelas!

TJ-RJ torna inconstitucional lei que beneficiava igrejas

Isenção de gastos fixados pelos cartórios na compra de imóveis para uso exclusivo de templos não será mais aplicada no Estado

Agência Estado | 28/06/2010 17:08


O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) declarou inconstitucional a Lei Estadual número 4.900, de 8 de novembro de 2006, que concedia a igrejas e templos isenção de gastos fixados pelos cartórios na compra de imóveis para uso exclusivo.

Na última segunda-feira, dia 21, o pedido feito pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Rio foi acatado pelo colegiado e pela relatora do processo, desembargadora Maria Inês Gaspar. O TJ-RJ entendeu que a lei atinge a autonomia financeira do Poder Judiciário.

Para a Procuradoria-Geral de Justiça, autora da ação, "a Lei Estadual número 4.900, de 2006, por conceder gratuidade em serviço público, não observou o principio da iniciativa exclusiva e reservada do processo legislativo ao Poder Judiciário, porque, no caso, em se tratando de isenção de emolumentos cartorários e de registro, na aquisição de imóveis para uso exclusivo de igrejas e templos de qualquer culto, tal matéria traz reflexo imediato no orçamento anual do Poder Judiciário, uma vez que diminui a receita orçamentária, com repercussão nos orçamentos anuais futuros, o que implica em verdadeira imposição do Legislativo ao Judiciário no momento da elaboração da Lei de Meios".

Nenhum comentário: