Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 27 de junho de 2010

Como sempre, a Igreja ignora a laicidade estatal

sábado, 7 de março de 2009

Igreja deveria excomungar ladrões e corruptos, diz promotor

O promotor de Justiça criminal José Carlos Blat lamentou que o arcebispo José Cardoso Sobrinho, de Olinda e Recife, tenha excomungado as pessoas que, dentro da lei, interromperam a gravidez da menina de 9 anos estuprada pelo padrasto.

promotor José Carlos Blat “A Igreja Católica simplesmente ignorou que o Brasil é um Estado laico”, disse Blat (foto), que de 1998 a 2004 fez parte do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), do Ministério Público do Estado de São Paulo.

E já que igreja tem dificuldade em aceitar uma legislação laica, continuou o procurador, os padres e bispos deveriam examinar os processos criminais e excomungar os ladrões e corruptos, além dos assassinos.

Ao menos assim, na opinião de Blat, haveria coerência da parte da igreja. Porque, disse, não faz sentido o arcebispo excomungar médicos e a mãe da menina e não aplicar a mesma punição ao estuprador.

Em um artigo publicado no site Consultor Jurídico, o procurador observou que a menina – que deu o consentimento para o aborto - só escapou da excomunhão de dom Sobrinho porque é menor de idade.

Concluiu: “Mesclar assuntos que envolvem a fé, a aplicação da lei penal e o direito de punir do Estado é querer ressuscitar a Santa Inquisição”.

Fonte: Blog do Paulo Roberto Lopes

Nenhum comentário: