Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 27 de junho de 2010

Tango - Orquesta Típica Fernández Fierro



Tango como você nunca viu antes

Inovadores e explosivos, argentinos da Orquestra Típica Fernández Fierro se apresentam no Teatro da Caixa
Publicado em 25/06/2010 | Cristiano Castilho

Uma sugestão para quem nunca viu e ouviu a Or­­questra Típica Fernández Fierro: abra o site YouTube, procure alguma apresentação dos músicos argentinos e surpreenda-se. Neste fim de semana (sexta a domingo), o grupo argentino considerado representante do chamado “tango-punk”, é atração do Tea­­tro da Caixa, em Curitiba (confira o serviço completo). Essa é a segunda vez deles na cidade e a quarta no Brasil.

Quatro bandoneons, três violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, além da voz (formação tradicional de grupos de tango) recriam de maneira singular composições clássicas dos hermanos (Astor Piazzolla, Carlos Gardel e Mariano Mores), além de músicas próprias.

Mas o som da trupe se diferencia de outras formações tradicionais devido à intensa ma­­neira do grupo sentir e interpretar o tango. Há energia, descontração e agressividade na medida, além dos diversos ar­­ranjos singulares especialmente criados inclusive para composições já manjadas.

Surpreenda-se também com o visual. Nada de smokings comportados ou ternos que sugerem um entrave a dois ao som de tango. Os músicos misturam a tradição com elementos modernos e coloridos, o que acaba por completar o espetáculo. Os cabelos compridos, por exemplo, balançam ao som de bandoneons da mesma forma que um “headbanger” faria ao ouvir Metallica ao vivo.

O grupo (são 11 integrantes) também tem outra peculiaridade. São os próprios músicos, de forma cooperativa, que cuidam da agenda e administram os negócios referentes às turnês.

História

Formado em 2001, a Orquestra Típica Fernàndez Fierro começou tocando na tradicional feira de San Telmo, em Buenos Aires.

A discografia já é extensa e contabiliza seis álbuns: Envasado en Origen (2002), Destrucción Masiva (2003), Vivo en Europa (2005), Tango Antipánico (2005) e Mucha Mierda (2006). Este foi eleito pelo jornal El Diario La Nación como um dos dez melhores discos daquele ano.
Em 2006, o grupo também ga­­nhou o Prêmio Gardel com o trabalho Orquestra Tango.
O último disco lançado foi Fernández Fierro (2009), álbum unanimemente elogiado pela im­­prensa e eleito pela edição ar­­gen­­tina da revista Rolling Stone como um dos cinco melhores discos de tango de 2009.


Fonte: Gazeta do Povo (Curitiba)

Nenhum comentário: