Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 25 de junho de 2010

Longevidade no Japão - Asar das baleias

25/06/2010-09h59

Japão relaciona longevidade no país a alimentação com baleia

REINALDO JOSÉ LOPES
ENVIADO ESPECIAL A AGADIR

Publicidade

"Viva mais: coma carne de baleia." Dá para imaginar a estupefação de quem topasse com um anúncio do tipo, mas foi esse um dos argumentos usados em favor do consumo dos mamíferos durante a reunião anual da CIB (Comissão Internacional da Baleia), que termina hoje em Agadir (Marrocos).

A declaração, de Joji Morishita, comissário japonês, veio na esteira de uma discussão sobre os potenciais riscos à saúde humana ligados ao consumo de cetáceos.

Há dados sobre a contaminação de baleias com metais pesados, como o mercúrio, e poluentes orgânicos (pesticidas, entre outros).

Como se alimentam de grandes quantidades de animais menores, os cetáceos tendem a concentrar em seu organismo as doses desses contaminantes antes absorvidas por suas presas. Por isso, valeria a pena verificar o que isso desencadearia em pessoas que comem baleias.

Noruega e Islândia, países baleeiros (assim como o Japão), protestaram: peixes muito consumidos, como o atum, também concentram mercúrio em seu organismo.

Morishita levou o protesto a outro nível, contudo. "Os idosos do Japão são longevos e saudáveis. De longe, a população idosa do Japão é a que mais consome carne de baleia. Uma coisa pode muito bem estar ligada à outra", declarou o comissário, provocando risadas.

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário: