Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 29 de junho de 2010

Mantido "Deus" no hino russo - Por que?

quarta-feira, 31 de março de 2010

Putin mantém Deus no hino russo

O 'Deus' desta foto é a versão russa do Papai Noel.
Ao final do ano passado, o partido comunista da Rússia apresentou pedido para que a palavra “Deus” fosse retirada do hino do país.

Na semana passada, Vladimir Putin (foto), o poderoso primeiro-ministro, indeferiu o pedido e foi mantida a estrofe que diz: “A terra nativa protegida por Deus”.

Os comunistas propuseram: “A terra nativa protegida por nós”.

O deputado Boris Kascin tinha afirmado que o Partido Comunista tem respeito pelos devotos, mas ninguém poderia esquecer que na Rússia a igreja é separada do Estado.

A decisão de Putin já era esperada porque ele tem procurado se manter próximo dos religiosos, em troca de sustentação política.

Os líderes da Igreja Ortodoxa Russa – que é majoritária entre os fiéis – estão felizes com a ‘devoção’ de Putin. Principalmente porque ele está restituindo à igreja parte dos bens confiscados na época da União Soviética, como o mosteiro de Novodevici - ou Novodevitchi - ( foto abaixo), que é uma preciosidade da arte russa que rende milhões de rublos por ano em turismo.

Mosteiro de Novodevitchi, em Moscou.

“Deus” foi introduzido no hino em 2000 por iniciativa do próprio Putin, que, em contrapartida, mandou excluir os termos tidos como “soviéticos”.

Não é a primeira vez que os comunistas e demais defensores de um Estado laico tentam tirar Deus do hino. E nem será a última.

Com informações do jornal La Repubblica.

Nenhum comentário: