Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 14 de junho de 2010

Florianópolis - Abaixo da crítica, nas creches

Mas, nas outras capitais, a coisa está ainda pior:


publicado em 14/06/2010 às 17h21:

87% das creches do país tem
nota igual ou menor que cinco

Foram avaliadas 147 instituições em seis capitais; nenhuma foi considerada excelente

Letícia Casado, do R7
Daia Oliver/R7Foto por Daia Oliver/R7
Palestrantes em evento sobre educação organizado pelo governo federal

Quase 87% das creches em seis capitais brasileiras tiveram nota menor ou igual a 5, em uma escala que vai de 1 a 10, segundo uma pesquisa do MEC (Ministério da Educação) em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a Fundação Carlos Chagas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14).

O estudo foi realizado no segundo semestre de 2009 e avaliou 147 instituições de ensino infantil (creches e pré-escolas) em Belém, Rio de Janeiro, Fortaleza, Teresina, Campo Grande e Florianópolis. Entre as pré-escolas, 72% tiveram nota igual ou abaixo da média.

Muito ruins

Entre as que foram consideradas muito ruins, com notas de 1 a 3, estão quase 50% das creches avaliadas. Outras 37,4% tiveram pontuação entre 3 e 5, abaixo ou igual à média. A minoria obteve nota adequada (11,1%), entre 5 e 7 pontos, e boa (1,1%), entre 7 e 8,5 pontos. Nenhuma das escolas avaliadas alcançou padrão excelente, com nota entre 8,5 e 10.

Para Maria Malta Campos, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, o aspecto mais preocupante é com relação à formação dos educadores em creches e escolas infantis e as atividades que eles oferecem.

- Arte, música e história são muito pouco disponíveis para as crianças. É recente a incorporação de disciplinas do ensino básico [o que inclui aprendizado sobre o ensino infantil] na formação dos professores.


No caso das pré-escolas, o desempenho foi parecido - 30,4% delas tiveram notas de 1 a 3. Outras 42% ficaram com pontuação entre 3 e 5, abaixo da média na escala de 1 a 10.

O número de creches e escolas avaliadas varia de capital para capital, que obtiveram pontuação diferente também em cada um dos níveis de ensino analisados. Para Maria Malta, faltam critérios para os pais quando têm que avaliar a qualidade do ensino.

- Os pais não sabem distinguir se as creches são boas. Nós [poder público e entidades da educação] temos que dizer o que é ensino de boa qualidade.

Veja abaixo as notas de cada uma das cidades, em uma escala de 1 a 10:

Cidades Número de escolas avaliadas Nota das creches Nota das pré-escolas
Belém 19 2,7 3,2
Campo Grande 30 2,8 3,6
Florianópolis 30 4,4 4,7
Teresina 30 2,3

2,7

Fortaleza 20 2,7 2,7
Rio de Janeiro 18 3,9 3,8
Total 147 3,3 3,4

Nenhum comentário: