publicado em 14/06/2010 às 17h21:
87% das creches do país tem
nota igual ou menor que cinco
Foram avaliadas 147 instituições em seis capitais; nenhuma foi considerada excelente
O estudo foi realizado no segundo semestre de 2009 e avaliou 147 instituições de ensino infantil (creches e pré-escolas) em Belém, Rio de Janeiro, Fortaleza, Teresina, Campo Grande e Florianópolis. Entre as pré-escolas, 72% tiveram nota igual ou abaixo da média.
Muito ruins
Entre as que foram consideradas muito ruins, com notas de 1 a 3, estão quase 50% das creches avaliadas. Outras 37,4% tiveram pontuação entre 3 e 5, abaixo ou igual à média. A minoria obteve nota adequada (11,1%), entre 5 e 7 pontos, e boa (1,1%), entre 7 e 8,5 pontos. Nenhuma das escolas avaliadas alcançou padrão excelente, com nota entre 8,5 e 10.
Para Maria Malta Campos, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, o aspecto mais preocupante é com relação à formação dos educadores em creches e escolas infantis e as atividades que eles oferecem.
- Arte, música e história são muito pouco disponíveis para as crianças. É recente a incorporação de disciplinas do ensino básico [o que inclui aprendizado sobre o ensino infantil] na formação dos professores.
O número de creches e escolas avaliadas varia de capital para capital, que obtiveram pontuação diferente também em cada um dos níveis de ensino analisados. Para Maria Malta, faltam critérios para os pais quando têm que avaliar a qualidade do ensino.
- Os pais não sabem distinguir se as creches são boas. Nós [poder público e entidades da educação] temos que dizer o que é ensino de boa qualidade.
Veja abaixo as notas de cada uma das cidades, em uma escala de 1 a 10:
Cidades | Número de escolas avaliadas | Nota das creches | Nota das pré-escolas |
Belém | 19 | 2,7 | 3,2 |
Campo Grande | 30 | 2,8 | 3,6 |
Florianópolis | 30 | 4,4 | 4,7 |
Teresina | 30 | 2,3 | 2,7 |
Fortaleza | 20 | 2,7 | 2,7 |
Rio de Janeiro | 18 | 3,9 | 3,8 |
Total | 147 | 3,3 | 3,4 |
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