Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 28 de março de 2011

Incêndio na capela da UFRJ, na Praia Vermelha, está sendo controlado



Jornal do Brasil Jorge Lourenço

Assustados, os alunos deixaram o campus às pressas





Um incêndio de grandes proporções atinge, desde a tarde desta segunda-feira, os três andares da Capela São Pedro de Alcântara, dentro do Palácio Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Campus da Urca (Zona Sul do Rio). A fumaça preta que se espalhou pelo céu pode ser vista por quase toda a Zona Sul do Rio, tamanha a proporção do fogo. 

De acordo com o reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira, o fogo ameaça destruir um acervo de documentos que contam a história da instituição. Bombeiros usaram até águas da piscina para tentar controlar as chamas. Devido às proporções das chamas, a Capela está praticamente destruída e o fogo já está sendo controlado.

Segundo bombeiros do quartel do Humaitá que estão no local, o fogo já atinge os três andares da capela. O lugar passava por obras e era usado para guardar maçaricos e botijões de gás. Por isso, o risco de explosão chegou a preocupar. O cenário no Campus é de muita correria. Alunos abandonaram a universidade desesperados
.
  A Avenida Pasteur, uma das mais importantes da região, foi fechada para facilitar o acesso dos bombeiros ao prédio. O fogo foi controlado no primeiro andar, mas no segundo e no terceiro os bombeiros ainda trabalham para conter as chamas. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

O Palácio Universitário da UFRJ é uma construção do século XIX. Lá já funcionou o Instituto de Psiquiatria Pedro II, inaugurado em 1852. A adaptação do local para abrigar a Universidade do Brasil começou em 1949. Atualmente, funcionam no prédio a Escola de Comunicação, o Instituto de Economia, a Escola de Administração, a Pedagogia, a Editora UFRJ e o Fórum de Ciência e Cultura.

Em 2010, a UFRJ se comprometeu com o Ministério Público Federal a restaurar, até 2014, o palácio, tombado desde 1972.

Caos no trânsito

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o trânsito está congestionado nas vias próximas ao campus da Praia Vermelha. A Avenida Atlântica, em Copacabana, também tem tráfego lento. Há engarrafamento na Avenida Lauro Sodré e muita lentidão na Avenida Venceslau Braz. Já a Avenida Pasteur tem um trecho de uma das faixas da via interditado para que os veículos do Corpo de Bombeiros estacionem. Na Rua Lauro Muller também há lentidão.

Fonte: JORNAL DO BRASIL

Nenhum comentário: