O estadista que inventou a expressão "laicismo positivo" para agradar o Papa, o restante da hierarquia e outros escalões da Igreja Católica, conseguindo, assim, o apoio eleitoral do culto, acaba de ser derrotado.
-==-=-=-=
Esquerda francesa elege maioria em eleições locais no país
Frente Nacional, de extrema-direita, obteve grande crescimento.
Eleição foi último teste para a possível reeleição de Sarkozy em 2012.
Oficial eleitoral conta cédulas durante eleições na
França (Foto: Vincent Kessler/Reuters)
O Partido Socialista, oposição ao governo de Sarkozy, conquistou a maioria dos votos no segundo turno das eleições locais realizadas neste domingo (27) na França. Ao mesmo tempo, a Frente Nacional, de extrema-direita, obteve um grande crescimento, o que pode complicar a possível reeleição do presidente francês em 2012.
Até o momento, mais de 80% dos votos foram contados no país. A esquerda obteve 36% dos votos enquanto o partido conservador UMP, de Sarkozy, obteve 18,6%, segundo o Ministério do Interior da França. A Frente Nacional, que subiu nas pesquisas de opinião por conta do aumento de popularidade de sua líder Marine Le Pen, teve 11%. "[O resultado] mostra o fracasso dos partidos nacionais", disse.
Uma abstenção recorde de 56% foi registrada neste segundo turno.
As eleições para escolher vereadores em metade das regiões da França foram os últimos grandes testes antes das eleições presidenciais, previstas para Abril de 2012. Sarkozy, que enfrenta uma baixa de popularidade, pode tentar a reeleição contra rivais de esquerda que saem fortalecidos neste domingo
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário