Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 30 de março de 2011

Trabalho escravo no Afeganistão



Fábricas de cerâmica afegãs exploram famílias, e até mesmo crianças, em regimes desumanos de trabalho
Jornal do BrasilMichael Kamber *The New York Times
Em pequenos distritos e áreas rurais do Afeganistão, inúmeras famílias são atraídas por regimes escravocratas de
trabalho na esperança de uma vida melhor. O círculo vicioso da pobreza mantém trabalhadores endividados com seus patrões, realidade que se repete em muitas fábricas de cerâmica espalhadas pelo país. É o caso dos Muhammads que, refugiados no Paquistão, eram obrigados a trabalhar em uma olaria local. Anos depois, foram comprados por Gul Bacha, dono de uma olaria afegã, no distrito de Surkhrod.

Bacha paga cerca de dez dólares a Zar Muhammad, 55 anos, e a seus quatro filhos, por 2.500 tijolos produzidos, e vende esta mesma produção por 160 dólares. Com a baixa remuneração, os
trabalhadores se vêem obrigados a pegar empréstimos com os donos das fábricas frequentemente, contribuindo para uma dívida que só cresce.

– Eu tinha sete anos quando comecei esse trabalho – contou o filho mais velho, Nick Muhammad, 18. – Nesta época, minha família tinha uma dívida de 10.000 rúpias (cerca de 370 reais) na época. Hoje, devemos 150,000 rúpias (5.550 reais).

Nenhum comentário: